Frases da Semana Dom Itamar

08 de maio de 2011 \\ O Bispo

Frase da semana
“Você tem de se tratar, quem sabe fazer uma psicanálise para diminuir o preconceito”. Resposta de Lula a um repórter do Estadão no município de Estreito no Maranhão.

Homenagem
A Casa da Cidadania (Feira) aprovou na sessão de terça-feira (3) projetos de Decreto Legislativo propondo homenagens a personalidades. O governador do Estado, Jaques Wagner e o doutor Frederico Mendonça serão condecorados com a Medalha Fundação Senhor dos Passos. Os dois projetos são de autoria do vereador Antônio Carlos Passos de Ataíde. O pastor evangélico Josué Brandão Amorim receberá a Comenda Maria Quitéria, por iniciativa da vereadora Cíntia Machado.

Evangélica
O deputado Alan Sanches (PMDB), em pronunciamento no dia (3) na Assembléia Legislativa, saudou as taquigrafas pelo seu dia e anunciou que vai encaminhar o Projeto de Lei para criar a Frente Parlamentar Evangélica.

UPP
O deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) lembrou na sessão do dia (3), durante audiência na Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, com a presença do secretário Maurício Barbosa, na Assembléia Legislativa que o projeto de instalação das bases de Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP) teve como fonte de inspiração o programa do PMDB estadual, na disputa eleitoral de 2010.
Segundo ele, a implantação das bases foi um dos itens presentes no projeto de governo do ex-ministro Geddel Vieira Lima. “Ficamos felizes em vermos uma idéia do PMDB sendo aproveitada pelo governo do estado. Lembramos também que essa história começou no bem sucedido governo de Sérgio Cabral no Rio de Janeiro”, frisou.     Conforme Leur Jr., dentro da política de combate ao crime, não basta apenas ocupar comunidades com policiamento, “mas é preciso restaurar a cidadania dessas pessoas, permitindo o acesso a programas sociais, de atendimento a saúde, educação, emprego, esporte, cultura e lazer”.

Marcha
A presença dos prefeitos brasileiros no Distrito Federal anualmente é chamada de Marcha a Brasilia. Já na sua XIV edição, os municipalistas se congregam para reivindicarem coletivamente do governo federal mais verbas e ações em defesa de seus municípios. Os gestores são recebidos por seus representantes (deputados federais e senadores), no Congresso Nacional e dão um toque especial na Esplanada dos Ministérios.
O evento é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e liderado pelo presidente da entidade Paulo Ziulkoski, com apoio das representações estaduais. A presidente Dilma Rousseff e seus ministros receberão os prefeitos e lideranças políticas e ouvem os pleitos.
A União dos Municípios da Bahia (UPB) mobiliza seus associados para marcar presença nos dias 9, 10 e 11 na capital federal.
No dia 11, os prefeitos baianos serão recebidos pela bancada política baiana no Congresso Nacional e no mesmo dia às 20h será oferecido um jantar para os presentes no DF no restaurante “Porcão”, com a presença do governador Jaques Wagner (PT), Ministro de Estado, Senadores e deputados federais, afirma o superintendente da UPB Júnior Muniz.
A entidade tem 377 filiados e novas filiações acontecem como é o caso dos municípios de Belmonte e Wagner. Para Júnior, as novas filiações acontecem devido a visão ampla do presidente Luiz Caetano (PT), em transformar a entidade aberta para os 417 municípios da Bahia.

Nepotismo
Entrevistado sexta-feira (6) por Bocão (Zé Eduardo), o deputado e presidente da Assembléia Marcelo Nilo (PDT), ratificou que os deputados estaduais recebem auxilio moradia, salário líquido de R$ 11 mil, carro, gasolina, verba de gabinete de R$ 60 mil para contratar de 12 a 25 funcionários. Questionado sobre nepotismo na Assembléia, ele afirmou que não existe na casa. Argüido pelo repórter citou que até a época dos ex-presidentes Clóvis Ferraz (DEM) e Reinaldo Braga (PR) existiam, “não sou melhor do que os outros”, se referiu aos ex-presidentes.
Com a aprovação do Projeto de Lei do deputado Euclides Fernandes (PDT) extinguindo o nepotismo isso foi desfeito na casa parlamentar ao ponto de ser reconhecido pelo Congresso Nacional com uma homenagem. O governador Wagner pediu a Nilo que fosse estendido ao executivo, judiciário, autarquias e outros organismos.