Grande presente

21 de dezembro de 2015 \\ O Bispo

Grande presente


Um marceneiro resolveu inovar na oferta de presentes de Natal. John Ogden está oferecendo caixões mortuários como sugestão de compra para as festividades de fim de ano. O caixão pode ser personalizado de acordo com as sugestões do cliente. Uma frase tenta convencer possíveis compradores: “você ainda vai precisar um”. Uma senhora adquiriu um caixão para um amigo, mas este não gostou.

O EVANGELHO de Mateus narra que alguns magos do Oriente, em busca do recém nascido rei dos judeus (Mt 2,1), trouxeram a Ele os melhores presentes. Lucas fala dos pastores que visitaram o Menino, deitado na manjedoura. O texto não diz, mas é provável que os pastores também tenham levado algum presente.

NATAL é convite para dar e receber presentes. Presentear não é tão fácil assim. Trata-se de verdadeira arte. Há presentes esperados, presentes vulgares, presentes inúteis. A pessoa que oferece o presente é sempre lembrada. Trocar presentes de Natal é, sobretudo, lembrar o grande presente que recebemos de Deus: Jesus que assumiu as dores e angústias, as alegrias e esperanças da humanidade. Maria foi a depositária fiel deste presente, que ela acolheu agradecida e soube oferecer ao mundo.

NATAL é a história deste presente, diante do qual as palavras se sentem muito pobres. A melhor saída é balbuciar, comovidos, um muito obrigado. Santo Agostinho resume esse evento, dizendo: “Deus se fez homem para que nós nos tornássemos deuses. Jesus veio à terra para que pudéssemos alcançar o céu”. Foi Ele que nos garantiu: “Não tenham medo, estou todos os dias com vocês” (Mt 28, 10,20)

PENSANDO nisso, neste Natal, somos de novo desafiados a dizer não ao medo e erguer a bandeira da Esperança. Esperança de ver crianças felizes, idosos sorrindo, famílias se abraçando, água, terra, saúde, educação, segurança, casa, vida com dignidade para todos. Só assim posso dizer que o Natal é Festa da Vida. É o dia que Deus nos enviou, o irmão Jesus, irmão de todos, o grande presente.

SENHOR, que o teu Natal transforme a nossa vida. Queremos sentir o raiar da esperança em nosso coração. Não podemos caminhar sem a tua luz. Ajuda-nos a afastar de nós toda tristeza. Abençoa, Senhor Jesus, a minha vida, os meus amigos, a minha família. Abençoa todos os que estão tristes e desanimados. Obrigado por estarmos vivendo mais um Natal. Amém.