Ano da misericórdia

14 de dezembro de 2015 \\ O Bispo

Ano da misericórdia


O Papa Francisco, muito preocupado com o alto índice de brutal violência, de guerras, de justiças, de corrupções, desrespeito para com o meio ambiente e com o ser humano, faz uma veemente convocação, dirigida a todas as pessoas, para uma profunda mudança de comportamento. Ele quer a realização de um Ano da Misericórdia, com início no dia 8 de dezembro de 2015 e se encerrará em 20 de novembro de 2016.

O ANO SANTO, que tem como lema: “Sede misericordiosos como o Pai” (Lc 6,30), deverá manter viva a certeza que Deus oferece a todos a esperança de serem perdoados. Um ano para sentirmos a alegria sermos reencontrados por Jesus, que veio, como bom Pastor, à nossa procura.

O PAPA oferece algumas sugestões práticas para celebrar o Ano da Misericórdia: não julgar e não condenar, permanecer afastados das fofocas e das palavras movidas por ciúmes e invejas, tornar-se “instrumentos de perdão”, abrir o coração às periferias existenciais, realizar, com alegria, obras de misericórdia. O Papa Francisco faz uma veemente denúncia à criminalidade e à corrupção.

AO FALAR da misericórdia da Igreja diz que ela deve ser também mãe cheia de paciência e bondade. Para isto, simbolicamente, temos que abrir a Porta Santa, a porta da misericórdia, não só das Catedrais, mas a porta dos nossos corações, deixando que o Espírito Santo nos sensibilize para gestos concretos de perdão. É o tempo de perdoar as ofensas, não cansarmos de ir ao encontro de Deus e oferecer a todos o perdão. Ninguém pode ser excluído da misericórdia de Deus.

JESUS é a imagem concreta e real da misericórdia de Deus, que abraça seus filhos com sentimento de mãe. Por mais pecadora que a pessoa possa parecer, ela não deixa de ser filha amada de Deus. Deve fazer o caminho do filho pródigo que, na profundidade do seu pecado, consegue se reerguer. A misericórdia deve ser um ideal de vida das pessoas.

A BÍBLIA, diversas vezes, nos convoca para vivermos a misericórdia: “Não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Ef 4,26); A misericórdia eu quero e não sacrifícios (Mt 9, 13); “Olhou-o com misericórdia e escolheu-o”(Mt 9,9). “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7). “Dai graças ao Senhor porque eterna a sua misericórdia” (Sl 117).