Missão de Dom Zanoni

07 de dezembro de 2015 \\ O Bispo


Missão de Dom Zanoni


No dia 18 de novembro o Papa Francisco acolheu meu pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Feira de Santana e  Dom Zanoni Demettino Castro, na mesma data, deu início ao ministério episcopal como novo arcebispo desta Arquidiocese. Mas qual é a missão de um Arce(bispo )?

QUANTO maior o poder, maior a responsabilidade! Esta realidade não poderia ser diferente na Igreja. No entanto, no cristianismo, poder significa serviço, entrega e doação. Quanto mais é elevada na hierarquia, mais comprometida no serviço e no martírio deve estar a pessoa que ocupa o cargo. O Mestre Jesus é o exemplo para a missão do bispo. Com palavras e obras prova que veio para servir e lavar os pés de todos.

OS BISPOS, sucessores dos apóstolos, assumem a responsabilidade de se entregarem ao serviço do Evangelho, sabedores que carregam um tesouro em vasos de barro. Eles são constituídos pastores da Igreja com a missão de ensinar, santificar e guiar, em comunhão com o Papa. Uma enorme responsabilidade, uma cruz que cada bispo carrega junto com Cristo rumo ao calvário!

“SEREIS minhas testemunhas até os confins do mundo” (At 1,8). Essas palavras de Jesus, pouco antes de voltar ao Pai, são uma ordem, uma promessa e uma garantia. Por isso, a missão do Bispo é ser representante de Cristo, mas de um modo diverso a outras representações. Não se reduz  a falar e agir no lugar de uma pessoa ausente. Ao contrário, é a presença de Cristo na vida das pessoas, das famílias, das comunidades e da sociedade.

SOMOS profundamente gratos a Dom Zanoni, pelo sim dado a Deus, à Arquidiocese e à Província Eclesiástica de Feira de Santana, formada pelas dioceses de Barra, Barreiras, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso, Rui Barbosa, Bonfim e Serrinha. Desejamos continuar ouvindo a sua voz de bom pastor que insiste em repetir “ECCE MITTE ME” (eis-me aqui, envia-me) testemunhando com sua própria vida o que escolhera como lema de seu episcopado. 

AGRADEÇEMOS ao Papa Francisco por ter enviado a Feira de Santana Dom Zanoni. Ele assume a responsabilidade do governo pastoral da Arquidiocese de Feira de Santana, com fé e confiança em Deus e na mãe de Jesus. Preces e agradecimentos da Província Eclesiástica, da Arquidiocese e de seu irmão no episcopado.