Servidores da vida

20 de outubro de 2015 \\ O Bispo

No dia 18 de outubro, dia do apóstolo São Lucas, definido pelas páginas da Bíblia como o médico Lucas, comemora-se o Dia do Médico. Personagem constante do show da vida, o médico  é testemunha do milagre de cada novo ser que nasce. Com emoção e alegria, dor e esperança, em suas mãos, colocamos nossa vida e o sonho de poder viver mais.

NA PESSOA do médico vemos o paradigma da medicina humanitária que focaliza a cura integral do paciente e desenvolve um processo que responde as três dimensões do ser humano: corpo, mente e espírito. O paciente não é apenas um prontuário ou uma máquina com defeitos, mas um sujeito que interage e intervém ativamente na sua cura. Na relação terapêutica participavam três agentes: Deus, médico e paciente.

OS MÉDICOS lutam, incansavelmente, para que possamos ter garantida a nossa saúde, de nossos filhos e familiares. Ao exercer sua profissão formam um elo imprescindível entre doentes, enfermeiros, familiares e todos que contribuem para que a qualidade de vida seja assegurada. Por isso, que na recente discussão sobre o programa “Mais Médicos”, o que interessa não é saber se o médico é cubano, mas se é um defensor da vida, um servidor da saúde, e um promotor da medicina preventiva.

OS MÉDICOS tem como profissão ajudar pessoas, prevenir e curar enfermidades.  Ficamos aliviados e mais seguros, quando encontramos neles a esperança e a força. Quando encontramos, neste homem ou naquela mulher, um pouco do rosto misericordioso de Jesus. Ser médico é mais do que um trabalho, é um sacerdócio, pois esse profissional da saúde cuida e trata da obra prima de Deus que é o ser humano.

NOSSOS parabéns a todos os médicos pelo brilhante ideal de serem servidores da vida. Que Deus derrame bênçãos, iluminado-os na jornada de curar semelhantes. Queremos agradecer ao nosso médico, o médico amigo, o médico da família, da empresa e de nossas organizações. Agradecer, a quem confiamos nossos segredos e que dele esperamos uma palavra de estímulo e de apoio. Que Jesus médico do corpo e da alma, abençoe e proteja a você médico. Que os médicos tenham Jesus como modelo. Foi  Ele que disse: “Eu vim para que todos tenham Vida e Vida em abundância” (Jo 10,10).