E aí, Papá?

E aí, Papá?

Antonildes dos Santos

Duas décadas

28 de outubro de 2019 \\ E aí, Papá?

A Associação Desportiva Social e Cultural Quilombo, presidida por Jailson do Reggae, promove dia 27 de outubro, a partir das 14 horas, um evento comemorativo aos 20 anos de existência do Bloco Quilombo, na sede 2 de Julho, Tomba, com muito reggae. Bandas Monte Sião, Palco 360, Feira Sound Sistem, Gel Mix, Mary Jane, Zion Sounds (SP) e direto da Jamaica, pela primeira vez no Brasil, o cantor Triston Palma, animarão o evento. Ingressos à venda na Farmácia Nova Opção e Varanda Cultural. Informações: 75 9.9231-1324.

“Cocô dia sim, dia não”

A resposta destemperada e escatológica que Jair Bolsonaro deu a um repórter do Valor Econômico, no dia 9 de agosto, foi parar na prova de Geografia do Vestibular de Verão 2020 da PUC-PARANÁ - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, realizada sábado, 19 de outubro. Ao ser questionado se, na sua avaliação, é possível “crescer com preservação”, Bolsonaro aconselhou ao repórter “comer menos e fazer cocô dia sim, dia não” para combater a poluição ambiental.

Na prova, o enunciado da pergunta foi este: “Considere o texto a seguir e responda a questão”. “É só você deixar de comer menos um pouquinho. Você fala para mim em poluição ambiental. É só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante a nossa vida também. Agora, o mundo, quando eu falei que cresce mais de 70 milhões por ano, precisa de uma política de planejamento familiar. Não é controle, não. Você vai ler na capa da Folha amanhã que eu tô dizendo que tem que ter controle de natalidade’, disse a autoridade pública”. Em seguida veio a pergunta: “Qual opção realmente contribui para a preservação do meio ambiente?” Depois, foram apresentadas as alternativas:

A) Priorizar a agropecuária extensiva como prática produtiva; B) Criminalização das Organizações Não Governamentais (ONGs); C) Ampliação da coleta e tratamento do esgoto; D) Restrição da divulgação dos dados relativos ao desmatamento; E) Redução do efetivo das instituições ambientais que monitoram o impacto das atividades humanas.

O vestibular da PUC-PR oferece mais de 7 mil vagas para 60 cursos nas modalidades presencial, EAD e semipresencial.

Rádio Geral

A direção da Rádio Geral programou para os dias 12 e 13 de outubro, no American Outlet, uma festa em comemoração aos seus 10 anos de existência, com várias atrações musicais, juntamente com o Feirão da Alegria: food truck, feira com lojas dos mais diversos produtos, espaço para crianças, entre outros. Porém, devido à paralisação/greve da Polícia Militar, o evento foi cancelado. Os organizadores temeram pela segurança das pessoas devido à instabilidade da segurança pública naquele momento.

Concurso PM e Corpo de Bombeiros

Estão abertas as inscrições para o concurso público 2019 para ingresso na Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado da Bahia, realizadas  exclusivamente pela internet, no site da empresa organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação IBFC (http://www.ibfc.org.br/) até as 23h59 do dia 19 de novembro. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 70 e deve ser paga mediante boleto bancário. A data limite para o pagamento é o dia 20 de novembro. Tanto a inscrição quanto o pagamento da taxa devem observar o horário de Brasília.

Conforme o edital são 1.250 vagas (mil para soldado da Polícia Militar da Bahia e 250 para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia), com ingresso em 2020. Além dessas 1.250 vagas já distribuídas, serão providas pela convocação outras 1.250 vagas no ano de 2021 entre os candidatos classificados, totalizando 2,5 mil oportunidades.