Caneta Afiada

Caneta Afiada

Sandro Penelú

JÁ PENSOU NISSO?

25 de novembro de 2020 \\ Caneta Afiada

Você já furou fila alguma vez? Já pediu a algum conhecido para lhe ajeitar as coisas numa repartição pública? Deve algum dinheiro a alguém e tem a clara intenção de nunca pagar? Então, pare de dizer que só os políticos são desonestos e corruptos.

*UM EXEMPLO - Nos Estados Unidos o número máximo de alunos numa sala de aula é 25. No Brasil, chegamos a ver mais de quarenta numa turma. Esta é mais uma lição que nunca iremos aprender. 


*VERDADEIROS HERÓIS – Eu fico imaginando como estariam as coisas no país, se não fosse pelo trabalho e a seriedade da Polícia Federal, que investiga e prende os políticos que passam a mão em nosso dinheiro. Esses agentes são os verdadeiros heróis da nação e merecem todo o meu respeito.

*BENDITA FRIEZA - É muito comum comentar-se aqui no Brasil que o povo europeu é frio por natureza, de índole calculista e distante de todo esse calor humano e da solidariedade que marca o cidadão que vive do lado de cá, no continente americano. Se o povo da Europa é frio, então que Deus o mantenha assim. Lá, dificilmente um ser humano falece na porta de um hospital, mendigando atendimento médico. Lá, o direito à saúde é de todos, sem discriminação de cor, religião, idade, posição social, financeira, etc. O povo inglês, por exemplo, é frio em relação a sentimentalismos exagerados ou demonstrações exacerbadas de carinho. A data do aniversário de um amigo, ente familiar ou mesmo um cônjuge pode passar (e geralmente passa) despercebida sem o mínimo prejuízo para os laços afetivos. Entretanto, é quase zero o índice de miseráveis e pedintes nas ruas, porque todos têm emprego digno, com salários capazes de satisfazer a totalidade das necessidades básicas do cidadão. E dizem que eles são insensíveis. Que Deus os conserve assim! Uma amiga minha, que reside hoje na Suíça, escreveu-me recentemente e me contou que as pessoas lá parecem máquinas, de tão frias que são. A alegria e o calor de nossa gente brasileira é a única coisa que lhe entope o peito de saudade, porque lá na Suíça simplesmente não existem pobres. Todos são felizes (inclusive ela!). Contou-me ainda que é bastante comum as pessoas saírem de casa de bicicleta, parar em um lugar qualquer, encostar sua “magrela”, andar, passear, fazer as suas coisas e depois retornar e apanhá-la intacta. Já pensaram em fazer isso aqui no Brasil? Todas as críticas que fizerem aos europeus serão um nada diante da ganância, da mesquinhez, da discriminação e da falta de amor a si mesmo e ao próximo por parte de muitos brasileiros.

*SERÁ QUE AGORA VAI? – o Bahia de Feira segue na sua luta para avançar à série C do Brasileirão. O time joga neste sábado contra o Brasiliense e tem tudo para trazer de lá uma vitória. A própria estrutura do Tremendão propicia aos jogadores todo o conforto e condições para que os mesmos apresentem um futebol melhor que o que vem apresentando. Feira de Santana precisa urgentemente de um time que se destaque nacionalmente, já que o Fluminense anda caindo pelas tabelas.

*NÃO NEGOCIE O SEU VOTO – Vote com consciência. Não faça negócio com o seu voto. Escolha o seu candidato, analise as suas propostas e deposite o seu voto de forma coerente.