Caneta Afiada

Caneta Afiada

Sandro Penelú

UTILIDADE PÚBLICA

16 de outubro de 2017 \\ Caneta Afiada

– Em tempos de tanta vergonha causada a cada brasileiro que tem o mínimo de decência, por conta de inúmeros políticos que usam o cargo para fins ilícitos, fiz um apanhado dos principais crimes que são divulgados na imprensa e a maioria do povo sequer sabe do que se trata...

*LAVAGEM DE DINHEIRO – É um processo no qual há uma grana gerada decorrente de atividades ilegais como trafico de drogas, corrupção, comércio de armas, prostituição, crimes de colarinho branco, entre outros. Os responsáveis por esta operação fazem com que os valores obtidos através das atividades ilícitas sejam dissimulados ou escondidos, aparecendo como resultado de operações comerciais legais e que podem ser absorvidas pelo sistema financeiro, sem levantar suspeitas. A lavagem de dinheiro pode acontecer de diversas maneiras, como por exemplo, misturando o dinheiro ilegal com os capitais legais de uma empresa e apresentando como receita desta. Também através de empresas de fachada, que funcionam somente para esta prática. A lavagem de dinheiro ainda pode ser feita através do trabalho de formigas, quando o dinheiro é dividido entre muitas pessoas que vão fazer a lavagem, sem despertar suspeitas, porque são valores pequenos.

*PECULATO - É quando um funcionário público se apropria de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou o desvia em proveito próprio ou alheio. 

*CORRUPÇAO ATIVA - Ocorre quando alguém oferece alguma coisa para que um agente público faça ou deixe de fazer algo que esteja fora de suas atribuições.

*CORRUPÇÃO PASSIVA - Quando alguém recebe ou solicita, por meio de seu cargo, vantagem ou promessa de vantagem indevida para si ou outra pessoa.

*PARAÍSO FISCAL - É uma região que libera os bancos para fazer transações financeiras sem identificar envolvidos e com taxas reduzidas ou até nulas de impostos. Isso atrai investidores que não querem ter contas vinculadas a seu nome, assim como empresas querendo pagar menos impostos. Isso acaba atraindo o dinheiro sujo, vindo de lavagem de dinheiro, corrupção e crime organizado. 

*EVASÃO DE DIVISAS - é um crime financeiro, por meio do qual se envia dinheiro para o exterior, sem declará-lo nem pagar os devidos impostos. Geralmente, as reservas monetárias são remetidas para paraísos fiscais, em nome das pessoas físicas ou jurídicas que praticaram a evasão ou ainda para empresas fantasmas, constituídas em paraísos fiscais.

*VOLTO A PEDIR – Volto a solicitar do nosso Prefeito que batize o espaço cultural do MAP, onde acontecem os shows, com o nome de Tião Pereira, o maior divulgador e incentivador cultural que Feira já teve. Seria uma justa homenagem a um de nossos grandes cidadãos...