Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bastidores

27 de setembro de 2011 \\ Bastidores & Política

LANÇADO
Foi lançado um movimento pelo Fórum Empresarial da Bahia que reúne 20 associações e federações, incluindo as do comércio, da indústria, da agricultura, da pecuária, da publicidade, da construção civil e outras advogando que o Estado integre o horário de verão. Essa campanha, que já tem uma marca, "Eu quero 1 hora no meu dia", lembra, em certo sentido, o desenlace pela privatização dos cartórios judiciais.

MAIS LONGE DO QUE PERTO
A turma do agronegócio do Oeste está muito mais vinculado a Bolsa de Valores de São Paulo, ao mercado futuro de Chicago, do que com Salvador. E a ligação de Barreiras, até pela proximidade, é muito mais com Brasília do que com a capital baiana; assim como Teixeira de Freitas e Mucuri se relacionam mais com Vitória, no Espírito Santo.

DEMAIS
O deputado Targino Machado (PSC) denunciou no plenário da ALBA que, saindo de Salvador pela BR-324 até Minas Gerais usando a BR-116 o cidadão paga 7 pedágios. – Dureza uma exploração desse tipo e tudo que a empresa faz é capinar as bordas das estradas.

CASO SÉRIO
A falta de segurança pública e a violência crescente no município de Pé de Serra foram os assuntos da audiência realizada entre a deputada estadual Graça Pimenta (PR) e o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa.  Durante a reunião, a parlamentar enumerou alguns problemas na segurança do município e relatou o crime que chocou a sociedade recentemente.

ESTÁ COM TUDO
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) foi relacionado como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Essa não é a primeira vez que Pinheiro figura na lista do Diap: ele foi destaque durante sua atuação nos quatro mandatos de deputado federal pela Bahia.

PELAS CONTAS
Pelas contas do governo, o programa Água Para Todos já teria beneficiado 2.000.000 de baianos.  Lançada a segunda etapa do programa e falou-se em beneficiar mais 5.000.000 de baianos.  Seriam, então, pelo menos até o final do governo Wagner, benefícios a 7.000.000 de baianos.

MARCOU PRESENÇA
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da coordenação do programa Todos pela Alfabetização (Topa), participou do Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (Eneja), que foi realizado em Salvador e vai reunir cerca de 600 delegados de todo o país.