Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Reeleição

05 de outubro de 2020 \\ Bastidores & Política

Deputados baianos que apóiam prefeitos no interior candidatos à reeleição estão animados. Acham que, ao contrário do que aconteceu na última sucessão municipal, onde a maioria perdeu e não conseguiu fazer o sucessor, a chance agora é de que mais de 80% se reelejam. Eles atribuem o prognóstico ao efeito da pandemia, que fortaleceu quem estava no poder tanto em termos de protagonismo político  quanto de recursos destinados a combater o novo coronavírus, em detrimento de quem está fora da máquina. “Os prefeitos encheram as burras de dinheiro e ainda ficaram jogando sozinhos esse tempo todo, distribuindo cesta básica, entre outros benefícios, à população”, diz um deputado que prefere não ser associado à previsão por ter candidatos dos dois lados.


Mais leitos


O Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, vai colocar em funcionamento a partir de 1º de outubro, o Centro de Parto Natural e Humanizado do Complexo Materno Infantil. A unidade terá quatro leitos destinados exclusivamente para parturientes de Feira de Santana. De acordo com a diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, as pacientes serão auxiliadas por enfermeiras obstétricas desde os primeiros momentos do trabalho de parto até a alta hospitalar. 


Prêmio Nacional


O Estado da Bahia conquistou o prêmio de comunicação oficial instituído pela primeira vez pelo Instituto Mega Brasil. O Secretário de Comunicação do Governo do Estado, André Curvello, venceu o Top Mega Brasil, na categoria Comunicadores do Serviço Público. A cerimônia ocorreu na manhã de quinta-feira (24), com transmissão pelo canal de YouTube da Mega Brasil, premiando também Agências de Comunicação e executivos da Comunicação Corporativa. Mais de 280 profissionais de todas as regiões do país foram indicados nas mais diversas categorias. André Curvello fez questão de dividir o prêmio com todos os secretários de comunicação do Nordeste e com os colegas baianos secretários de Estado. “Aqui na Bahia, os colaboradores da Secom trabalham dia a dia para fazer uma comunicação de excelência. Todos seguindo a orientação do governador Rui Costa, alicerçada na transparência e na regionalização da informação”.


Pagamento por aplicativo


A carteira digital de trânsito (CDT) tem nova função. A partir de agora, é possível acompanhar pela CDT as multas recebidas, bem como fazer o pagamento antecipado, com até 40% de desconto. A nova função foi anunciada segunda-feira (21) pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Por enquanto, o uso da CDT para gerenciamento e pagamento de multas só é válido para pessoas físicas. E o desconto somente será possível mediante forma de pagamento disponibilizada pelo Serviço de Notificação Eletrônica. Empresas que precisarem gerenciar suas frotas devem continuar fazendo isso pelo site do SNE. Além disso, para ter direito ao desconto, é preciso abrir mão de recorrer da multa recebida. Usuários já cadastrados no SNE e na CDT apenas precisarão atualizar o aplicativo da carteira. As novas funcionalidades já estarão disponíveis no menu de opções, na aba preferências. Ao aderir à nova função, o condutor deixará de receber as notificações de infração pelo correio. Para quem ainda não está cadastrado, basta seguir o passo a passo e aderir à CDT.