Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bíblia

19 de dezembro de 2019 \\ Bastidores & Política

Por meio de uma Sessão Especial Conjunta com a Bancada Evangélica da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) fará (12), às 15h, no Plenário da ALBA, uma celebração ao Dia da Bíblia, comemorado anualmente no segundo domingo do mês de dezembro. Em 2019, o parlamentar propôs pelo oitavo ano a cerimônia que, desta vez será realizada em conjunto com os deputados estaduais Jurailton Santos (Republicanos), Talita Oliveira (PSL), Pastor Tom (PSL), Capitão Alden (PSL), Kátia Oliveira (MDB), Pastor Isidório Filho (Avante) e Samuel Júnior (PDT), integrantes da Bancada Evangélica da ALBA.

Com o intuito de lembrar a importância da propagação da Palavra de Deus por todo o mundo, Arimateia pretende despertar a reflexão de que a evangelização só é possível através do conhecimento da Bíblia. “Mesmo após passar por tantas traduções e diferentes versões, a Palavra de Deus permanece viva e pronta para ser seguida por todos”, afirma o deputado.

Na cerimônia, serão homenageados Bispos, Pastores, Levitas, Missionários e Apóstolos de diferentes denominações cristãs. “Na Sessão da Bíblia, à frente de qualquer placa de igreja, estão o respeito e a valorização das pessoas que trabalham pela Obra de Deus, pois é através Dela que as igrejas exercem um papel social importante e alcançam locais onde nem o próprio Poder Público consegue chegar”, explica Arimateia.


Sesab qualifica


Com mais de cem obras de reforma e modernização em curso nas unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), além da construção de novos equipamentos, a assistência à saúde para a população baiana está sendo cada vez mais qualificada. Na capital e no interior, estão em construção academias de saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além de um novo hospital no município de Lauro de Freitas, bem como as ampliações do Hospital do Oeste, em Barreiras, e do Hospital Regional Mário Sobrinho, em Irecê. No interior do estado, o governo baiano também está construindo uma maternidade no município de Camaçari e uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, em Juazeiro. O Hospital Metropolitano, que está sendo erguido no município de Lauro de Freitas, será referência para os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.


Semiárido baiano

Cerca de R$ 24,3 milhões foram investidos pelo governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na implantação dos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) dos municípios de Umburanas e Ourolândia, no semiárido baiano. Os sistemas, que beneficiarão mais de 22 mil pessoas, foram inaugurados nesta sexta-feira (13) pelo diretor-presidente da Companhia, Marcelo Moreira, acompanhado do superintendente regional Elmo Nascimento e de outras autoridades. Além disso, em Campo Formoso, foram assinadas ordens de serviços que somam investimentos de R$ 30 milhões. “Ao fazer a coleta e o tratamento antes de devolver a água à natureza cumprimos importante trabalho para o equilíbrio da convivência das cidades e das questões ambientais”, destacou o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira. “Estamos aqui no meio do Sertão, onde água é muito valiosa e, além de para beber e demais usos urbanos, é fator determinante para o desenvolvimento econômico”, acrescentou.


HGE


Uma pesquisa de opinião realizada com cidadãos que utilizaram os serviços do Hospital Geraldo Estado (HGE) detectou que 94,2% dos ex-pacientes ficaram satisfeitos com o atendimento da unidade de saúde. O levantamento foi realizado em conjunto pelo Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali) e pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI). A pesquisa entrevistou 704 pessoas que receberam atendimento clínico ou cirúrgico no HGE, entre os meses de janeiro e junho deste ano. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, enquanto a margem máxima de erro é de 5%. Os questionários foram aplicados por entrevistadores via call center. O método utilizado na pesquisa foi o da amostra aleatória estratificada, quando os entrevistados são escolhidos aleatoriamente, proporcional a cada subgrupo que compõe a amostra geral da pesquisa (público alvo).