Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Tribunal de Contas

20 de novembro de 2017 \\ Bastidores & Política


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em sessão realizada, aprovou parecer contrário à aprovação das contas do município de Ilhéus, referente ao ano de 2016, sob responsabilidade do ex-prefeito Jabes Ribeiro. Da decisão cabe recurso, oportunidade em que a área técnica, representada pela empresa PI Contabilidade, analisará o voto e apresentará os dados e argumentos que permitirão novo julgamento da egrégia Corte de Contas.


Argumentando

No argumento de Jabes, vale ressaltar, no entanto, que, mesmo considerando o voto do TCM, ficam claro os avanços conquistados pela gestão, tanto na redução da dívida pública municipal, em R$ 48.435.212,08, e do Limite de Pessoal, que caiu 14,43% nos últimos quatro anos, como demonstrado no quadro ao fim desta nota.


Bom encontro

Os estudantes do interior já estão chegando em Salvador para participar nos dias 21, 22 e 23) do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado, das 8h às 18h, com entrada gratuita, na Arena Fonte Nova. O Encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, reunirá mais de 4 mil estudantes criadores que irão apresentar projetos de arte, ciência, cultura, esporte, tecnologia, empreendedorismo e inovação desenvolvidos nas escolas durante o ano de 2016. 


Nestes dias

Nestes dias do Encontro, os estudantes participam de oficinas e ensaios preparatórios. Este é o caso dos alunos, que após participarem das estas escolares e das seletivas territoriais, já estão na capital para a culminância do 9º Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e do 8º Sarau do Tempos de Artes Literária (TAL). Os 16 finalistas do FACE e os 38 do TAL estão hospedados no Hotel Vila Velha, no Corredor da Vitória, onde foram recepcionados e participaram de uma roda de conversa.


Começaram

O Governo do Estado iniciou as obras de serviços de reforma do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) na cidade de Vitória da Conquista. Com um investimento superior a R$ 1 milhão, a reforma segue o Projeto de Segurança, Combate a Incêndio, Pânico e Acessibilidade, o que significa que o Centro de Cultura poderá receber artistas, parceiros e público com maior segurança e conforto, além de possibilitar arquitetonicamente o acesso autônomo de pessoas com deficiência em suas dependências.


E no mais

Além disso, estão previstas pintura, recuperação do piso, reforma da cobertura e do forro, como também melhorias na caixa cênica e a implantação de paisagismo, o que permitirá uma melhor integração entre o espaço cultural e a paisagem local. O espaço contará ainda com novos equipamentos, como: poltronas para a sala principal, mobiliário para o foyer, equipamentos de iluminação e vestimentas cênicas. A reabertura está prevista para acontecer já no primeiro quadrimestre de 2018.


Expansão

A expansão da rede de prestadores de serviços credenciados ao Planserv no interior do Estado, definida como uma das prioridades do Governo, está acontecendo. Com o intuito de aprimorar o atendimento para seus mais de 506 mil beneficiários espalhados nos 417 municípios baianos, unidades de saúde de diferentes localidades assinarão Termo de Adesão ao plano a partir do resultado mais recente de julgamento de empresas habilitadas.