Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Tragédia

29 de agosto de 2017 \\ Bastidores & Política

Passada a fase inicial da tragédia com a embarcação Cavalo Marinho I em Mar Grande, com 18 mortos e várias pessoas feridas e traumatizadas, vai começar o jogo de empurra para apurar a responsabilidade pelo acidente. O governo do Estado já emitiu uma nota dizendo que a AGERBA é a responsável pela concessão do serviço e a Marinha pela fiscalização.  E a ASTRAMAB, a Associação do segmento, também em nota lamentou o ocorrido e disse que, em 50 anos de travessia, essa é a primeira vez que aconteceu um naufrágio com mortes. Deixa claro, na nota que o sistema é seguro. O certo é que desta feita não foi seguro e a tragédia aconteceu. Muitos dizem que teria sido uma tragédia anunciada, pois, especialmente essa embarcação da ASTRAMAB, a Cavalo Marinho I, não seria das mais recomendáveis. E, depoimentos de náufragos que sobreviveram apontam despreparo dos socorristas da embarcação, boias amarradas e dificeis de serem retiradas, toda uma engrenagem que revela a vulnerabilidade que os passageiros estão sujeitas nessas embarcações. 


Dor

Não sai da mente a imagem daquele bebê nos braços de um dos guardas do salvamento, na tragédia na Baía de Todos os Santos. Foi de cortar o coração as vidas perdidas nessa tragédia!


Comemorando a vida

Celebrou idade nova domingo passado (27), o idealizador e fundados desse jornal. Com vasta experiência no jornalismo e com trabalho reconhecido em Feira de Santana. Azevedo Júnior é admirado pelos políticos e colegas da imprensa que acompanham o dinamismo e empenho de Azevedo em tudo que empreende. O dia foi comemorado com os familiares.


Investigar

A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, decidiu que o órgão vai investigar a folha de pagamentos de todos os magistrados do país. De acordo com portaria publicada  pelo CNJ, os tribunais de Justiça de todos os estados deverão enviar mensalmente ao conselho cópias do contracheque dos magistrados cinco dias após a liberação do pagamento. A medida foi tomada após o surgimento de suspeitas de irregularidades a 84 juízes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT). O caso veio à tona após a imprensa publicar que um dos magistrados recebeu R$ 503 mil em julho. Diante do fato, o conselho determinou a suspensão imediata de novos repasses.


Base que deu certo

A Base Comunitária de Segurança de Itinga celebrou seu quinto aniversário. A BSC foi inaugurada em agosto de 2012. Confirmando a parceria com a Secretaria de Segurança Pública, a prefeita Moema Gramacho anunciou a ampliação da BSC, atendendo pedido da comunidade. “A população precisa desse trabalho da Base que vem sendo feito com dedicação, com competência, compromisso e humanização, fortalecendo essa relação de polícia e comunidade. Reafirmamos aqui o compromisso de ajudar a Base. Conheci o Pacto Pela Vida, do qual as BSCs fazem parte, quando fui secretária de Estado e me apaixonei”. Para o secretário Estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, “é motivo de orgulho participar desta comemoração. Os projetos desenvolvidos na BSC fazem com que olhemos para trás e tenhamos a constatação de que tudo que fizemos foi certo porque temos uma equipe de pessoas honradas e dispostas a fazer um mundo melhor”. O secretário confessou que segurou as lágrimas durante toda a solenidade ao ver a alegria das pessoas que fazem parte do dia a dia da Base.


Assumiu

O deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) admitiu que está trabalhando para ser candidato a deputado federal, em 2018, mas, se tiver oportunidade de ser candidato ao Senado na chapa majoritária de Rui Costa (PT) vai trabalhar nessa direção. Nilo diz-se entusiasmado com a performance da visita do ex-presidente Lula na Bahia, em três cidades, e está com uma coleção de vídeos e fotos no seu smartphone mostrando a interlocutores. Segundo Nilo, a eleição de deputado federal exige um tipo de estrutura mais complexa enquanto a de senador está praticamente associada ao sucesso da chapa majoritária e, em sua ótica, o governador Rui faz um excelente governo e tem tudo para ser reeleito.