Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Tá sofrimento

06 de março de 2017 \\ Bastidores & Política

Antigos servidores do extinto Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia - DERBA - estão vivendo como almas penadas. Pouca gente dá atenção a eles e seus sofrimentos. Nove meses após protocolarem um documento com pauta de reivindicações na Secretaria de Administração do Estado (SAEB), sem obter nenhuma resposta, 150 deles ocuparam ontem o saguão da secretaria e pedem o retorno do DERBA.  Denunciam, ainda, casos de desvio de função, assédio moral e doenças ocupacionais, além de perdas de vantagens financeiras e direitos trabalhistas conquistados e o não cumprimento das sentenças e obrigações determinadas pela Justiça do Trabalho. O presidente ASDERBA, Nilton Borges Ramos, diz que o governo poderia utilizar "nosso pessoal especializado em pequenas equipes no trabalho de recuperação das estradas e não fazer como faz colocando alguns no Detran e até no IML". 



Com aprovação

Com a aprovação do Fundo Penitenciário Estadual, a Bahia investirá em torno de R$ 32 milhões na ampliação do número de vagas prisionais, além de R$ 21 milhões na aquisição de veículos, celas, armamento e munição letal, equipamentos de proteção individual, munição de baixa letalidade, bloqueador de sinal de radiocomunicação, equipamentos de inspeção e scanner corporal.


Precisamos de dinheiro 

O deputado federal Luiz Caetano (PT/BA) fez um discurso cobrando auxílio do governo federal aos estados. De acordo com o parlamentar, diversos estados vivem situação financeira preocupante e necessitam de ações de âmbito federal. Em contrapartida, Caetano destacou o trabalho realizado pelo governador Rui Costa (PT) na Bahia, que, segundo ele, não paralisou o governo mesmo com a grave crise econômica. “Michel Temer tem que fazer uma agenda positiva para os estados. Os estados estão quebrados! É polícia brigando com polícia. São famílias de policiais sendo expostas em manifestações em todos os cantos”, disse. O parlamentar baiano afirmou que o atual presidente nada fez, ainda, para resolver tal situação.

Targino se indigna
 O deputado estadual Targino Machado (PPS) demonstrou, mais uma vez, sua indignação com mudanças na Previdência Social que vão prejudicar o trabalhador. “É notório que a Previdência Social precisa de uma reforma urgente, ela está falida. Precisamos falar sério sobre isso, pois não é justo acabar com os direitos adquiridos daqueles que só tem aquilo para satisfazer suas necessidades existenciais. Por que não acabar primeiro com os privilégios daqueles que, embora não precisem, possuem tantos benefícios?”, questionou.

Vai ter vaquejada
O Plenário do Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 50/2016) que permite a realização das vaquejadas, desde que comprovadamente não submetam os animais à crueldade. A PEC, de autoria do senador Otto Alencar (PSD/BA), recebeu 28 assinaturas, entre elas dos colegas baianos Roberto Muniz (PP) e Lídice da Mata (PSB). A matéria ainda vai a segundo turno e só depois será apreciada pela Câmara dos Deputados. A tendência é de aprovação. A bancada do agronegócio, do campo, rural ou que nome queiram dar, é forte e as vaquejadas, hoje, são mais eventos de shows sertanejos e outros do que de derrubada de bois, ainda que essas sobrevivam. Ademais, como já acontece em Serrinha, a maior vaquejada do país, os organizadores já assinam TACs com o MP há anos.