Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Precisa deixar

16 de novembro de 2016 \\ Bastidores & Política


Alguns segmentos da sociedade brasileira expressaram as mais absurdas e confusas opiniões sobre Donald Trum presidente eleito dos Estados Unidos. Que vai ter uma terceira guerra mundial, que o cara só pensa em dinheiro, que é homofóbico, que a América Latina vai se ferrar, que é machista dos piores, que o Brasil vai sofrer muito, e uma série de outras opiniões. Alguns também falaram a favor de Trump que obteve 29% dos votos dos latinos nas últimas eleições. O brasileiro precisa deixar de ser subdesenvolvido e ficar pensando mais nos outros do que em sí. Trump não está se lixando para o Brasil nem para qualquer outro país da América Latina, primeiro porque os EUA tem uma política externa bem definida, com base em interesses econômicos e de segurança; e segundo porque ninguém governa sozinho e existe um contexto mundial, globalizado, onde esses interesses são analisados com todo cuidado.


Homenagem

Ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, sessão especial para entrega da Comenda 2 de Julho ao empresário baiano, Jayme do Amor. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Alex Lima (PTN), devido as contribuições do homenageado para o desenvolvimento econômico e social da Bahia. “Jayme Oliveira do Amor é um homem visionário, que sempre fez da dedicação ao trabalho o principal meio de crescimento. Em cada canto do Brasil ele levou o nome da Bahia, sobretudo da região do Litoral Norte, divulgando nossos pontos mais fortes e contribuindo para o desenvolvimento econômico do nosso estado. Entregar para ele a maior honraria concedida pela Alba é uma forma de gratidão pelas contribuições dadas à nossa Bahia”, justificou o parlamentar.


Rui

 O governador Rui Costa faz parte de um grupo de 19 governadores que foi a Brasília pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a rápida análise dos critérios de distribuição de recursos provenientes da lei de repatriação, que regulariza o dinheiro de brasileiros mantido no exterior de forma ilegal. As agendas foram com a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e com o ministro relator da ação da Bahia, Roberto Barroso. À luz da chamada lei de repatriação, a União levará a maior parte dos tributos, em detrimento de estados e municípios, argumentam os governadores. Eles consideram a chegada desse dinheiro como uma importante fonte de receita que deve seguir os critérios já adotados na divisão de demais tributos.

No acerto

A Odebrecht e o Ministério Público Federal acertam os últimos detalhes da delação premiada de 75 executivos da empresa. O acordo, que tem mais de 300 anexos, envolvem no esquema da Petrobras o presidente Michel Temer, os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, tucanos de alta plumagem, como José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin, peemedebistas fortemente ligados a Temer, como o senador Romero Jucá e o ministro Geddel Vieira Lima, e os dois principais nomes do PMDB no Rio de Janeiro: o prefeito Eduardo Paes e o ex-governador Sérgio Cabral.

Ativismo

A campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher terá como ação preliminar a realização da sessão especial “Violência na Diversidade”, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. Proponente do ato, a líder da Bancada Feminina, deputada Luiza Maia (PT), quer dar visibilidade à violência contra mulheres trans, lésbicas e encarceradas.   


Participar

No Palácio do Planalto, ACM Neto vai participar do lançamento do “Cartão Reforma”, programa inspirado no Morar Melhor, criado na atual administração e que tem como meta reformar 100 mil casas em cinco anos. Até agora, mais de 10 mil residências já foram reformadas e outras 10 mil estão em obras com término previsto até o final deste ano. Na solenidade do Palácio do Planalto, que terá a presença do presidente Michel Temer, o prefeito ACM Neto fará uma exposição sobre o Morar Melhor.