Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Moro

05 de outubro de 2016 \\ Bastidores & Política


O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, converteu a prisão temporária do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e de seu ex-assessor Branislav Kontic em prisão preventiva, quando não há data definida para que os investigados deixem a cadeia. A prisão temporária dos dois, de cinco dias, venceu.. Moro acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF). O órgão também solicitou medidas cautelares para outro assessor de Palocci, Juscelino Dourado, que também foi preso na 35ª fase da Operação Lava Jato. Dourado será solto sob a condição de entregar passaportes, não deixar o país, não deixar sua residência por mais de 30 dias e comparecer a todos os autos do processo.


Constrangimento

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que a decretação da prisão temporária do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega revogada horas depois pelo Juiz Sérgio Moro, foi um episódio que gerou constrangimento. "Claro que ninguém vê isso com bons olhos. Todos esses episódios são extremamente tristes e não há o que comemorar aqui. É um constrangimento para todos", disse o presidente do TSE.



Saúde

Começou o Mutirão de Cirurgias, desenvolvido pelo Governo do Estado, em Camaçari, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O objetivo da ação é diminuir a fila de espera por cirurgias eletivas - aquelas que permitem o agendamento da data para realização do procedimento, de uma forma ágil e eficiente. Entre os procedimentos cirúrgicos realizados estão retirada de mioma (miomectomia), de vesícula (colecistectomia) e de útero (histerectomia), além de cirurgia de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical. 


Concluída

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) concluiu a análise dos dados e disponibilizou os produtos do levantamento aerogeofísico do Extremo Oeste do estado, alcançando 23 municípios inseridos na região. Com isso, o estado passa a ter 100% da área do seu território coberta por meio de levantamento aerogeofísico de alta resolução. Com o programa, a Bahia dá mais um passo para se firmar entre os maiores produtores de minérios do país, ao lado de Minas Gerais, Pará, Goiás e São Paulo.


Tem que melhorar

No ranking Folha sobre as Universidades Brasileiras, a Bahia não tem nada de excelência. Quem está melhor posicionada é a Escola de Arquitetura, entre as 10 melhores do país. É a décima. A da Unifacs é a 38ª.


Acusações

A primeira denúncia criminal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentada pelo Ministério Público Federal, em Curitiba, revela a tese que será usada nas acusações formais que imputarão ao petista envolvimento direto no crime de organização criminosa da força-tarefa da Operação Lava Jato. “Nesse esquema criminoso, Lula dominava toda a estrutura por ele montada, com plenos poderes para decidir sobre sua prática, interrupção e circunstâncias”, registram os procuradores da República, na denúncia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o ex-presidente, a sua mulher, Marisa Letícia, e outros seis acusados.



Capacitação

Os alunos da Escola Carlos Murion, integrante do complexo Cidade da Luz, são finalistas no torneio de matemática do “Khan Academy” - plataforma virtual que possibilita aprendizado personalizado, dentro e fora da sala de aula. A unidade de ensino foi a única, na Região Nordeste, classificada para a etapa final do torneio. Ao todo, 222 escolas participaram da disputa em todos os estados brasileiros. A Carlos Murion concorre na categoria “Peso Leve”, que corresponde às unidades de ensino com até 300 alunos.