Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Delação

20 de junho de 2016 \\ Bastidores & Política


O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado detalhou, em depoimentos de delação premiada, que repassou mais de 100 milhões de reais em propina para políticos do PMDB entre 2003 e 2014. Segundo ele, o dinheiro era recolhido das empresas que mantinham contratos com a subsidiária da Petrobras. "Durante a gestão do depoente na Transpetro foram repassados ao PMDB pouco mais de 100 milhões de reais, cuja origem eram comissões pagas ilicitamente por empresas contratadas", diz trecho do depoimento de delação premiada. "Quando era o caso de doações oficiais, o depoente acertava com a empresa o montante, a semana que iria ser feita e comunicava a empresa para qual partido e político a doação deveria ser feita", explicou Machado.


Cada coisa!

Dezessete brigadeiros que seriam vendidos por alunos em uma escola estadual no município de Itabuna, no sul da Bahia, foram apreendidos e encaminhados para a 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna). A suspeita é de que os doces tenham sido preparados com maconha. Os jovens responsáveis pelos brigadeiros foram conduzidos à delegacia por agentes da Polícia Militar, que disse ter sido acionada pela direção da escola.


Bahia representada

O Fórum Nacional de Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres (!), em Boa Viagem, Pernambuco foi realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) e contou com a participação de gestoras das secretarias de todos os estados do Nordeste. A Chefa de Gabinete da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Karla Ramos, esteve presente no encontro, em que também marcaram presença: o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara; a Secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro; a pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Cristina Buarque; e a representante da ONU Mulheres, Camila Almeida.


Condenação total

O Ministério Público Federal apresentou à Justiça Federal do Paraná ação de improbidade contra o presidente afastado da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com pedido para que o parlamentar fique o período de 10 anos sem direitos políticos e sem a possibilidade de ocupar cargos eletivos. Na ação, a força-tarefa da Operação Lava Jato ainda quer que o peemedebista seja condenado a devolver 5,76 milhões de dólares, ou cerca de 20 milhões de reais na cotação de hoje, por evidências de enriquecimento ilícito. Mesmo com foro privilegiado, Eduardo Cunha responde a processos de improbidade na 1ª instância.


Visita

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Acompanhado do ministro chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, do vice-governador da Bahia, João Leão, e do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o ministro foi recebido pela superintendente da instituição, Maria Rita Pontes, pelos conselheiros das Obras, Edmilson Pinho e Manoel Castro, além de gestores, líderes, profissionais e religiosos da entidade e pelo doutor Colbert Martins.

Novo

O novo Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô, considerado o cérebro do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, foi inaugurado pelo governador Rui Costa. O CCO funciona no Pátio Pirajá, complexo de edificações que sedia ainda a CCR Metrô Bahia. Com cerca de 16 milhões de passageiros transportados, em 90 mil viagens desde o início da operação, em 11 de junho de 2014, na véspera da Copa do Mundo, o metrô tem capacidade atual de transporte de 200 mil usuários/dia.