Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bastidores & Política

25 de julho de 2011 \\ Bastidores & Política

Nada de novo
Não é novidade para quem conhece a estrutura do DNIT a existência de funcionários contratados por terceiros exercendo efetivamente cargos de funcionários de carreira. Estima-se que entre a sede em Brasília e as unidades regionais existam mais de mil pessoas nesta situação, com secções formadas exclusivamente por pessoas terceirizadas.

É do órgão
Por falar em DNIT é bom saber que a  direção da sua UNIT da Bahia, sempre foi preenchida por indicação política, revezando-se, nos últimos 20 anos, inúmeros parlamentares, como padrinhos.  No inicio dos anos 90, a indicação foi de Pedro Irujo, depois com assunção de FHC o cargo coube a José Rocha (outrora PFL, hoje PR) até o rompimento do carlismo, vindo Geddel Vieira Lima (PMDB) a indicar até o fim da era tucana.

Confusão
Uma outra questão sobre a sucessão em Salvador, que aconteceu  no programa do Marão, da Rádio Excelsior, foi a entrevista do deputado ACM Neto (DEM) aparentemente um tanto confuso ou organizadamente bem programado, querendo impor uma camisa de força ao candidato da oposição, na hipótese de um nome consensual e único, estabelecendo que se eleito for, na capital, não disputaraia o pleito de governador, em 2014.

Futuros candidatos
o governador Jaques Wagner teria confidenciado a parlamentares mais próximos a decisão (em análise) de ser candidato a deputado federal abrindo a indicação ao Senado, a uma provável candidatura de Otto Alencar, e garantindo, assim, mais deputados para o PT em Brasília e a cabeça da chapa majoritária (governador), a um candidato puro-sangue petista.

Segue o mesmo
O Planalto informa que não há mudanças na direção da Petrobras e Gabrielli está garantido. No mundo da política, a boataria teria partido de uma trama entre petistas e peemedebistas. Gabrielli, por sinal, está em plena pré-campanha ao governo da Bahia, em 2014.

Boas novas
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) está lançando em todo o país, em parceria com as federações estaduais do comércio, o projeto  empreendedorismo Digital.

Corrida na capital
Mais um movimento na pré-campanha visando às eleições de Salvador surge com o deputado federal Márcio Marinho, PRB, representante da Igreja Universal do Reino de Deus, anunciando que vai lançar o seu nome em ato político que lançado no Centro de Convenções do Fiesta. Resta saber se Marinho vai ter mesmo organização política para encarar a campanha propriamente dita ou se vai compor, ainda no primeiro turno.

Outro some
A decisão do deputado Márcio Marinho em sair pré-candidato inibe ou desaconselha uma sempre lembrada candidatura no PRB, a do radialista Raimundo Varela, numa testada nas urnas, mas, com potencial de votos razoável. Varela tem perfil populista e sempre é bem pontuado nas pesquisas preliminares das pré-campanhas. E já tentou, algumas vezes, formatar uma candidatura política, mas, nunca conseguiu.