Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Carnaval com transmissão ao vivo na Secom

02 de fevereiro de 2016 \\ Bastidores & Política

A coletiva de imprensa para divulgar as ações do Governo do Estado no Carnaval será transmitida ao vivo, via TVE, pelo site da Secretaria de Comunicação do Estado (www.secom.ba.gov.br). Durante a coletiva que foi realizada no Hotel Sheraton (Campo Grande), o governador Rui Costa anunciou todos os investimentos no Carnaval de Salvador e de municípios do interior. O evento contou ainda com a presença de Maria da Penha, que será madrinha da Campanha de Enfrentamento à Violência Conta a Mulher, do Governo da Bahia.


Prefeitura também


O prefeito ACM Neto recebe a imprensa no Palácio Thomé de Souza, para apresentar a programação final do Carnaval de Salvador e fazer o lançamento do guia e do site oficiais da folia.  Na coletiva, o prefeito falou sobre os investimentos realizados pela Prefeitura e pelos patrocinadores para a realização da festa e anunciar novidades em relação à participação de atrações sem cordas nos circuitos oficiais e nos bairros.



Questionamento

A distinção entre os valores das tarifas de ônibus do transporte coletivo de Feira de Santana, baseada na forma de pagamento (antecipada via cartão eletrônico, ou em espécie) tem causado muita indignação entre os usuários do serviço. Para o vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Feira de Santana (Sintrafs), Alberto Nery, mais do que indignação, essa diferença causa, no mínimo, estranheza, tendo em vista que ela não foi sequer discutida pelos membros do Conselho Municipal de Transporte. “Infelizmente, essa diferenciação da tarifa já estava prevista no edital, que permite inclusive que as empresas cobrem até o dobro da passagem paga de forma antecipada. É importa nte ressaltar, que durante as audiências públicas realizadas pela prefeitura para se “discutir” o transporte, eu sugeri diversas mudanças nesse edital que, como já era de se esperar, não foram ouvidas. O fato é que o valor cobrado para pagamento em espécie também deveria ter sido discutido pelo Conselho que se reuniu pra estabelecer a nova tarifa de R$ 3,10. Porque isso não aconteceu?”, questiona Nery.



Minguou

Os servidores públicos da Bahia entram em sua data-base (janeiro) com uma perda salarial de 18,16%, segundo cálculos feitos pelo Sindsefaz. O percentual inclui a inflação de 2015, medida pelo IPCA (10,67%) e os resíduos de 2013 a 2015, quando o governo iniciou sua política de parcelamento do índice de reajuste. Em 2013, a perda foi de 1,85%. No ano seguinte foi de 1,88% e agora em 2015 foi de 2,90%. “Os resíduos acumulados são referentes aos meses nos quais os servidores não perceberam o percentual total da inflação do ano anterior”, informa o diretor de Organização do Sindsefaz, Claudio Meireles. Para entender, em 2015 teria que ter sido aplicado 6,41% nos salários de todos os servidores a partir de janeiro. Só que o governo aplicou 3,5% em março e 2,81% em novembro, o que gerou um resíduo de perda de 2,90% em desfavor do funcionalismo.


Sequelas do escândalo

O escândalo da Petrobras e outros casos envolvendo propinas e desvios de recursos públicos no Brasil levaram o país a ser o que mais perdeu posições no Índice de Percepção da Corrupção 2015 da Transparência Internacional. O Brasil caiu sete posições no índice em relação ao ano anterior, e ocupa o 76° lugar entre 168 países analisados pela organização não governamental sediada em Berlim e especializada no combate à corrupção internacional.


Solidariedade

 A deputada estadual Neusa Cadore (PT) apresentou Moção de Solidariedade ao município de Riachão do Jacuípe (a 183 km da capital) atingido pelas fortes chuvas da última semana. Neusa e o governador Rui Costa visitaram as áreas mais afetadas e acompanharam o trabalho do poder público e dos voluntários. Segundo a prefeitura já são cerca de quatro mil moradores desabrigados e desalojados.