Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Não sabe se vai ou fica

23 de novembro de 2015 \\ Bastidores & Política

Não sabe se vai ou fica

O PMDB está no drama de ser ou não era. Uma parte do partido quer desembarcar do governo da presidente Dilma, caso do ex-ministro Geddel Vieira Lima; e outra parte quer manter a fidelidade a Dilma, diz-se que via Michel Temer, o vice-presidente, para que a situação se resolva junto ao TSE considerando-se que a presidente teria extrapolado as recomendações da lei eleitoral e daí poder perder o mandato. A estratégia de Temer. A tese do impeachment morreu. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já disse que não acatará nenhum pedido até pelo menos o final de 2015. Aliás, nem ele sabe se continuar presidente, em 2016. O Congresso do PMDB para analisar se o partido segue ou não com o PT e o governo Dilma está marcado para março. Daí que, ninguém acredita numa mudança da política petista no Planalto, pelo menos até está data, e Dilma vai ficando.

Acionar o ministério

 Um caso de desrespeito ao Estatuto do Idoso, a empresa Internacional Marítima, que faz a travessia Salvador/Itaparica, tem submetido os mais velhos à filas para uma espécie de cadastramento constrangedor e abusivo de “idosos usuários”. Para o vereador Arnando Lessa, esta é uma tentativa de controle de passageiros que

fere a legislação do Estatuto, uma vez que o artigo 39, primeiro parágrafo, diz que apenas a simples apresentação de documento de identidade é suficiente para entrar em qualquer transporte. Indignado com o fato, Lessa pretende acionar o Ministério Público da Bahia para cobrar a adequação da empresa às leis e a eventual punição, uma vez que a legislação foi ferida. 


Seguem abertas

Continuam abertas as inscrições para os cursos e palestras oferecidos pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) em parceria com a Faculdade Estácio. A ação segue até essa quarta, 25, com conteúdo relacionado a entrevista de emprego, marketing pessoal, comunicação nas empresas, redação e atendimento ao cliente. Para participar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação com foto e o comprovante de escolaridade, já que é imprescindível ter o ensino médio completo. As inscrições podem ser feitas nos postos do Simm do Comércio (Rua Miguel Calmon, 382); Cajazeiras (Estrada do Coqueiro Grande, 1.902); Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja ) e Cabula ( Praça da Mangueira, 84, Cabula VI). 


Produção

Dez curtas-metragens produzidos por alunos da rede municipal de ensino foram exibidos gratuitamente no Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, dentro da programação da II Mostra Criativa Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra. Com duração entre três a cinco minutos, os curtas abordam questões referentes à   cultura e história afro-brasileira e outros temas referentes às leis 10.639/03 e 11.645/08, que determinam a obrigatoriedade do ensino da história africana, afro-brasileira e indígena.


Autorizada

 Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 21.6015/2015, que autoriza criação da Empresa Baiana de Ativos  (BAHIAINVESTE). A nova estatal, quando aprovada, pode contribuir para estruturar e implementar operações com vistas à captação de recursos junto ao mercado financeiro ou de capitais para a viabilização de investimentos estratégicos, principalmente  na área de infraestrutura e logística.


Pouco, mas cresceu

A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras, em outubro, no Brasil e no exterior, atingiu 2,76 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), volume 1,6% acima do registrado em setembro, que foi de 2,72 milhões boed. Considerando apenas os volumes produzidos no país, a produção média de petróleo e gás natural foi de 2,57 milhões boed, um crescimento de 1,6% em relação ao mês anterior (2,53 milhões boed).