Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bastidores

22 de setembro de 2015 \\ Bastidores & Política

Queda

o volume de vendas no Comércio Varejista da Bahia registrou queda de 6,7%, em relação a igual mês do ano passado. Na análise sazonal, a taxa foi negativa em 0,9%, em relação à taxa positiva de junho (0,1%). Esse resultado revela que o setor continua sofrendo os efeitos da retração da atividade econômica. Na mesma base de comparação, o varejo nacional apresentou queda de 3,5%. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em âmbito nacional, e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

 

 

Segmentos

No subgrupo Hipermercados e supermercados a vendas caíram em 5,5%. Este desempenho negativo foi influenciado pelo menor poder de compra da população, além da influência do comportamento dos preços do grupo alimentação no domicílio (10,5%), que cresceu acima do índice geral (9,6%) segundo dados do IPCA, divulgados pelo IBGE. O segundo a contribuir negativamente para o volume de vendas foi à atividade de Móveis e eletrodomésticos. Nos subgrupos Móveis e Eletrodomésticos a variações foram negativas em 13,7% e 10,6%, respectivamente, em relação a igual mês do ano passado. Esse comportamento reflete não somente a queda na renda disponível, a seletividade do crédito, mas também ao aumento das taxas de juros.

 

 

Ele de volta

O governo federal mais uma vez faz um embromatório e no bojo de cortes no Orçamento da União quer enfiar goela abaixo da população uma nova CPMF, ao apresentar nesta segunda-feira cortes de mais R$26 bilhões e medidas de elevações da receita. Praticamente todas medidas dependem de aprovação do Congresso. Estão previstas a suspensão do reajuste de servidores públicos e dos concursos, corte de gastos de custeio, redução dos repasses ao Minha Casa Minha Vida e ao PAC. Para elevar as receitas, o governo anunciou a ressurreição da CPMF, o imposto do cheque, com uma alíquota de 0,2%, a elevação do imposto sobre ganhos de capital de pessoas física, além da redução de subsídios da indústria. 

 

Até hoje

Os professores, aprovados por ordem de classificação, na seleção Reda - Regime Especial de Direito Administrativo, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, têm até o dia 21 de setembro, para comparecer às sedes dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), dos municípios para os quais foram aprovados. De acordo com o Diário Oficial, são dez dias úteis a partir da data de convocação. Os aprovados devem comparecer munidos de original e fotocópia de documentos conforme edital, dentre os quais o diploma, devidamente registrado de conclusão do curso de nível superior para a função temporária que concorreu, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); carteira de identidade e CPF. Os professores vão iniciar as atividades em sala de aula ainda neste semestre.

 

Oportuno

O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte e membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados, defendeu,  em sessão ordinária da comissão, o requerimento do deputado Eli Corrêa Filho (DEM/SP), presidente do colegiado. O documento propõe a constituição de Subcomissão Especial para acompanhar e discutir a alienação compulsória da carteira de beneficiários da operadora de planos de saúde Unimed Paulistana, decretada pela Agência Nacional de Saúde (ANS). O republicano observou ser oportuno a solicitação do requerimento, mas expôs que a subcomissão a ser criada deve se estender a todos os estados da Federação que passam por situação semelhante e não só a São Paulo. Marinho também solicitou que membros da subcomissão visitem a Bahia para apurar irregularidades semelhantes às ocorridas na capital paulista.