Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bastidores

02 de agosto de 2015 \\ Bastidores & Política

Apuros
Mais aperto para os empresários acusados de corrupção. A Justiça Federal aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra executivos e lobistas ligados a Andrade Gutierrez, uma das maiores empreiteira do país e investigada na Operação Lava Jato. Entre os denunciados está o presidente da empresa, Otávio Marques de Azevedo. Os crimes citados na ação penal são formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de capitais. O grupo foi denunciado pelo MP por envolvimento em um esquema de corrupção na Petrobras.

Para dar uma levantada no astral
O Pelourinho, um dos pontos turísticos mais notáveis da cidade e berço de parte importante da história do Brasil, receberá uma ampla intervenção para atrair o público com uma programação que passa pela música, teatro, gastronomia e até competições esportivas. O prefeito ACM Neto lançou no Hotel Pelourinho (Rua das Portas do Carmo, nº 20), o projeto Pelourinho Dia e Noite, que promete movimentar a cena cultural e econômica da região, junto a ações urbanísticas e sociais. Um diversificado calendário de eventos foi pensado para atrair não apenas turistas, mas também moradores que não frequentam ou deixaram de ir ao local nos últimos anos.

É lei
A Lei de Cotas, de 1991, determina que empresas com mais de 100 empregados reservem de 2% a 5% do número de postos de trabalho para pessoas com alguma deficiência. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23,9% dos brasileiros se autodeclaram com alguma deficiência. No estado da Bahia são 23% da população declarada com alguma deficiência. O Censo de 2010 mostra que 23,6% da população ocupada tem alguma deficiência investigada – visual, auditiva, motora e cognitiva – o que significa 20,3 milhões do total de 86,3 milhões pessoas ocupadas.

Solidariedade
 As Voluntárias Sociais da Bahia promoveram o Bazar Social, no Palácio da Aclamação, Avenida Sete de Setembro, em Salvador. O evento reuniu produtos novos que foram apreendidos pela Receita Federal, como brinquedos, perfumes importados, eletroeletrônicos, roupas, entre outros. O dinheiro arrecadado será direcionado às obras sociais das Voluntárias, que têm projetos sociais em prol dos mais carentes. A partir dessa segunda-feira (3), o Bazar segue disponível na própria sede das Voluntárias Sociais, localizada no Largo do Campo Grande, das 9h às 16h. Mais informações podem ser consultadas no site www.vsba.ba.gov.br.

A coisa está feia
Prevendo um segundo semestre duro no Congresso Nacional onde já se fala com mais intensidade na expressão impeachment e também nas ruas com manifestações programadas para 16 de agosto próximo, a presidente Dilma Rousseff convocou, nesta segunda-feira, uma reunião com o vice-presidente Michel Temer e doze ministros, no Palácio do Planalto, com o objetivo de reorganizar a base aliada e montar sua 'tropa de choque'. Em São Paulo, durante palestra a empresários, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que o governo Dilma está abaixo do 'volume morto', para usar uma expressão que foi cunhada pelo ex-presidente Lula da Silva.

Oportunidade
Continuam abertas as inscrições para o Workshop: Falando em Público com excelência com Yang Mendes e Jefferson Beltrão. O evento é uma promoção da Eloquence Treinamento em Oratória, e pretende auxiliar aqueles que têm medo de falar em público, ou mesmo se expressar com segurança. Será realizado no auditório do Ed. Mundo Plaza, em Salvador. 

Avanço
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) celebrou mais um avanço, através da Secretaria de Educação (Semed).  São 80 profissionais que atingiram mais um nível acadêmico em pós-graduação. Os pós-graduados receberão a certificação das mãos do secretário da Semed, Marcelo Abreu.