• Emergência Nova do Hospital Clériston Andrade completa um ano com mais 24 mil atendimentos

Emergência Nova do Hospital Clériston Andrade completa um ano com mais 24 mil atendimentos

03 de julho de 2019 \\ Saúde

Quem conheceu a antiga emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e hoje tem acesso a atual, nota o impacto e a diferença rapidamente. Com a reforma e ampliação feita há um ano pelo Governo do Estado, as filas nos corredores foram zeradas, o espaço está climatizado com ar-condicionado central, o atendimento otimizado e o ambiente muito mais humanizado devido à implantação da classificação de risco e prontuário eletrônico. Em um ano de serviços prestados mais de 24 mil pessoas foram atendidas na emergência nova, 50 % dos casos foram clínicos, seguidos de acidentes automobilísticos (3.712) e vítimas de violência (3.106).

Na opinião de José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA, com a reforma e ampliação feita pelo Governador Rui Costa a equipe está mais motivada para trabalhar. “O que tínhamos no HGCA não era propriamente uma emergência e sim um aproveitamento de área. Hoje é mais prazeroso e agregador trabalhar no setor, dá vontade de voltar para o trabalho. Até o paciente já reconhece a desenvoltura do grupo. A emergência é um exemplo de bom serviço, o que aumenta nossa expectativa para o que vai ser o Clériston Andrade 2”, afirmou.

Segundo o coordenador da emergência, André Guimarães, o setor promoveu uma ampliação de quase 50 % na capacidade de atendimento na unidade. “Hoje prestamos um serviço mais humanizado e proporcionamos um acolhimento digno à população, com médicos e profissionais qualificados e um ambiente correto de atendimento, com fluxo adequado norteado por todos os protocolos nacionais e internacionais de bom atendimento. Com a chegada do HGCA 2 o serviço será ainda melhor, visto que a unidade vai preencher uma lacuna na saúde pública feirense que é a quantidade de leitos hospitalares”, concluiu.

Neste primeiro ano vale destacar a participação da equipe da emergência na simulação realística de acidente em massa envolvendo produtos químicos e ataque terrorista, ocorrida em agosto de 2018, no 3º Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM), o que foi de fundamental importância para o atendimento de múltiplas vitimas do acidente que envolveu um ônibus com músicos de uma fanfarra (novembro de 2018) e também do incêndio ocorrido em um condomínio residencial (dezembro de 2018).

A emergência nova completa um ano nesta sexta-feira, 05 de julho de 2019, e para marcar a data a diretoria do HGCA, com o apoio do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), vai realizar uma atividade comemorativa com um bolo e apresentação musical com o Grupo Curarte que é formado por artistas locais. O ato será a partir das 09 horas, na recepção da emergência.

Sobre o HGCA

O Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, é a maior unidade de saúde pública do interior do Estado, referência para casos mais graves, politraumatizados e atendimentos de alta-complexidade, e atende uma macrorregião de quase 2,5 milhões de cidadãos. A unidade oferece atendimento de urgência e emergência e também diversos procedimentos eletivos.


Fonte: ASCOM/HGC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde.