• Lavradora com suspeita de glaucoma é encaminhada para exames, através da Ação Global em Bonfim de Feira

Lavradora com suspeita de glaucoma é encaminhada para exames, através da Ação Global em Bonfim de Feira

13 de maio de 2019 \\ Saúde

Moradores do distrito de Bonfim de Feira tiveram a oportunidade de realizar exames relacionados a acuidade visual e especialidades oftalmológicas no próprio distrito, na manhã do último sábado, 11. A localidade recebeu os serviços da Ação Global Saúde em Comunidade, iniciativa da Prefeitura, realizada através da Secretaria de Saúde e instituições parceiras. 

Os serviços na área de oftalmologia foram ofertados pela Clihon. A lavradora Cleuza Gonçalves foi diagnosticada com suspeita de glaucoma. Ela conta que realiza os exames oftalmológicos com frequência, mas que este ano deixou de cuidar da saúde ocular.

A paciente foi encaminhada para marcar, através da unidade de saúde, cinco exames que podem diagnosticar a doença ou não. "Essa ação foi uma oportunidade muito boa pra mim. Eu tinha em casa as solicitações médicas, mas não tinha marcado ainda na unidade de saúde", revela.

No estande da Clihon foram realizados exames de acuidade visual para todas as pessoas que solicitaram. Outros exames como fundoscopia, aferição de pressão intraocular foram ofertados para pacientes a partir dos 55 anos de idade.

Diversos setores da Secretaria de Saúde e instituições parceiras atuaram na ação. O Centro de Endemias identificou quatro focos em residências, um deles foi encontrado na casa de um paciente diagnosticado e internado por dengue.

O prefeito Colbert Martins Filho esteve presente no evento juntamente com a secretária de Saúde, Denise Lima Mascarenhas, que pediu a colaboração da comunidade para que abram as portas para que os agentes de endemias possam trabalhar. "É necessário que a população colabore no controle da dengue fazendo a própria fiscalização nas suas casas", enfatiza a secretária.

Outras instituições privadas como UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), EAEFS (Escola de Técnico de Enfermagem de Feira de Santana) e Centro Médico da Conselheiro ofereceram seus serviços.

A Secretaria de Desenvolvimento Social marcou presença com corte de cabelo, serviço de manicure e artesanato.


Fonte: PMFS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde.