• Hemóveis: veja onde fazer doações de sangue nesta semana em Feira e Salvador

Hemóveis: veja onde fazer doações de sangue nesta semana em Feira e Salvador

04 de setembro de 2018 \\ Saúde

04/09/2018 15h15
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Durante esta semana, os Hemóveis, unidades móveis da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), atendem os candidatos interessados em doar sangue ou realizar o cadastro de medula óssea de 04 a 06 de setembro (terça a quinta-feira), em Salvador e Feira de Santana, sempre das 8h às 17h.

Na capital baiana, o atendimento acontece na entrada principal do Salvador Shopping e no 16º Centro de Saúde, no Pau Miúdo. Já em Feira de Santana o Hemóvel realiza três paradas pelas principais instituições de ensino superior da cidade: Unidade Superior de Ensino de Feira de Santana, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e Faculdade Pitágoras.

As campanhas de coleta externas buscam se aproximar do doador e ampliar a cobertura do serviço de doação de sangue. A Hemoba convida toda a população para praticar o gesto de solidariedade e cidadania doando sangue e ajudando a normalizar os estoques de hemocomponentes do Estado da Bahia.

ROTEIRO HEMÓVEIS

SALVADOR - BA

Onde: Salvador Shopping - Entrada principal, Piso G1

Quando: 04 a 06 de setembro (terça a quinta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Onde: Estacionamento do 16º Centro de Saúde - Pau Miúdo
Quando: 04 a 06 de setembro (terça a quinta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h.

FEIRA DE SANTANA - BA
Onde: Unidade Superior de Ensino de Feira de Santana - Avenida Luís Eduardo Magalhães
Quando: 04 de setembro (terça-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Onde: Faculdade de Tecnologia e Ciências - Avenida Artêmia Pires Freitas
Quando: 05 de setembro (quarta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Onde: Faculdade Pitágoras - Avenida José Falcão da Silva
Quando: 06 de setembro (quinta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

PARA DOAR

Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde.