• Sesab aumenta a cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite

Sesab aumenta a cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite

18 de julho de 2018 \\ Saúde

No Brasil, só no primeiro semestre de 2018, já foram registrados 1.686 casos de sarampo no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto a Bahia fica fora deste levantamento.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em 2011 foi a última vez que o vírus chegou ao estado , quando foi registrado em uma criança francesa, em viagem de turismo a Porto Seguro. Já em Salvador, o último caso confirmado de sarampo foi em 1999.

Apesar da Bahia estas fora da área de risco estão sendo montadas estratégias para elevar a cobertura vacinal. Na última terça-feira (17), gestores das vigilâncias epidemiológicas estaduais e municipais se reuniram a fim de definir o aumento da cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite, em crianças menores de cinco anos, nos 417 municípios baianos.

A previsão segundo a Sesab, é que as ações sejam desenvolvidas, principalmente, durante 6 e 31 de agosto, quando acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra as doenças. A estratégia, contudo, será iniciada em 20 de julho, nas 63 cidades que tiveram menos de 50% da cobertura vacinal para a pólio.

“Além da vacinação nos postos de saúde, haverá imunização em diversos pontos das zonas urbanas e rurais. Para ajudar a garantir a alta cobertura vacinal, haverá articulação com escolas e creches do território para realizar vacinação programada, unidades de Saúde funcionarão em horários alternativos, será implementada a busca ativa de faltosos pelas unidades de saúde e também será realizada vacinação casa a casa, em feiras, shopping, praças e em outros locais de grande circulação”, explica o órgão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde.