• Saúde de São Gonçalo dos Campos promove ação de impacto na Escola Municipal Sementinha da Vida

Saúde de São Gonçalo dos Campos promove ação de impacto na Escola Municipal Sementinha da Vida

01 de dezembro de 2017 \\ Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Gonçalo dos Campos promoveu durante toda a manhã desta terça-feira, 28/11, uma Ação de Saúde voltada aos alunos da Escola Municipal de Atendimento Especializado Sementinha da Vida. Mães, pais e alunos participaram de várias atividades como palestras, oficinas e orientações de saúde. 

Dona Analice Araújo do Carmo, mãe de uma adolescente de 16 anos que estuda na Escola Sementinha, comemorou a atuação da SMS. “Eu só tenho a agradecer ao prefeito Carlos Germano por esta oportunidade. Este dia é muito especial, a última vez que levei minha filha ao médico ela ainda era criança. Está sendo ótimo, fomos bem atendidas pela pediatra, já estou com as solicitações de exames e agora é dar continuidade ao tratamento”, festejou Analice. 

As crianças e adolescentes matriculados na Sementinha  tiveram atendimento médico com a pediatra Suane Galeão. O odontólogo Antônio Carneiro realizou palestra com orientações sobre saúde bucal seguida de aplicação de flúor.  Carla Monique Correia, fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveu atividades lúdicas através de alongamentos, cozinha experimental e oficina de linguagem com objetivo de estimular a memória, atenção, vocabulário e demais funções cognitivas dos alunos. 

Segundo Daniel Nobre, coordenador da Escola Municipal Sementinha da Vida, São Gonçalo dos Campos é um dos poucos municípios que possui uma escola especifica de educação especial. “A proposta da Sementinha é muito promissora, é uma coisa de vanguarda. Integrar em um único espaço alunos especiais com outros que possui déficit de aprendizagem é inovador e que  beneficia os estudantes pois trabalha na dificuldade de cada um especificamente”, afirma Daniel. 

Sobre a Escola Municipal Sementinha da Vida 

A Escola Municipal de Atendimento Especializado Sementinha da Vida possui aproximadamente 80 alunos, portadores de necessidades especiais e/ou com dificuldade de aprendizagem, na faixa etária que varia entre 3 e 36 anos de idade. Todos os profissionais que trabalham na unidade tem formação em Pedagogia e a maioria possui especialização em Educação Inclusiva. A unidade conta com o apoio de Psicólogos e Psicopedagogos. 

A Sementinha atende as seguintes modalidades: educação especial, voltada para os alunos que não se adaptaram a rede regular. Portadores de necessidades especiais que estão inseridos em escolas da rede regular, mas que no turno oposto recebem acompanhamento com os profissionais da Sementinha e este ano a escola também matriculou alunos com dificuldade de aprendizagem.

Além da educação inclusiva, os alunos da Sementinha participam de aulas sobre noções de tecnologia e informática, oficinas de artes, horta comunitária dentre outras atividade lúdicas que objetivam o aumento da autoestima e a futura inserção destes alunos no mercado de trabalho. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE