• Deputado José de Arimateia promove Roda de Conversa sobre o Lúpus na ALBA

Deputado José de Arimateia promove Roda de Conversa sobre o Lúpus na ALBA

10 de maio de 2019 \\ Política

Nesta sexta-feira (dia 10), comemora-se o Dia Mundial de Conscientização sobre o Lúpus. Para marcar a data, o deputado estadual José de Arimateia, que todos os anos realiza Audiências Públicas e ações expressivas no Parlamento Baiano para ressaltar o tema, irá realizar na manhã desta segunda-feira (dia 13), um ato intitulado Roda de Conversa: Lúpus na Bahia, o que avançamos? O evento acontecerá das 9h às 12h, no Plenarinho, localizado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em parceria com a Lúpicos Organizados da Bahia (LOBA), presidida por Jacira Conceição.

A enfermidade crônica autoimune, caracterizada por inflamações na pele, articulações, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões, acomete aproximadamente três mil indivíduos no estado Bahia e mais de 1500 na capital baiana. Para fazer referência ao Maio Roxo, mês de conscientização sobre o Lúpus, o deputado José de Arimateia teve a solicitação acatada na ALBA, e a fachada do Parlamento Baiano segue com a cor roxa durante todo o mês.

Para o deputado José de Arimateia, proponente da ação, a iniciativa surgiu como forma de provocar a discussão sobre uma melhor assistência no setor, conscientizar e informar a comunidade baiana sobre a enfermidade, que apesar de ainda não ter cura, já apresenta progressos no tratamento. “A saúde é uma das prioridades do meu mandato. Durante oito anos sempre tenho debatido o assunto aqui na Casa Legislativa pela necessidade que os pacientes têm com uma equipe multiprofissionais, além da importância de mais investimentos em pesquisas e implantação imediata do Centro de referência para o lúpus. Contem comigo”, disse Arimateia.

Foram convidados para a Roda de Conversa, reumatologistas de diversas instituições médicas, dermatologistas do Ministério da Saúde, representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).

Texto: Ludmilla Cohim

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE