• “PT transformou Vale do Silício de Ilhéus em Vale do Silêncio”, diz Zé Ronaldo

“PT transformou Vale do Silício de Ilhéus em Vale do Silêncio”, diz Zé Ronaldo

26 de setembro de 2018 \\ Política

O candidato ao governo do estado Zé Ronaldo (Democratas) disse hoje que, caso seja eleito, a economia estadual voltará a crescer como vinha crescendo antes dos sucessivos governos do PT iniciados com a eleição de Jaques Wagner em 2006. “Entre 2003 e 2006 o PIB baiano teve crescimento acumulado 36% acima do crescimento brasileiro. Mas a falta de planejamento dos governos de Jaques Wagner e de Rui Costa fez com que a Bahia andasse para trás. Nenhum grande pólo industrial foi atraído para a Bahia nos últimos 12 anos”, avalia Zé Ronaldo.

Para o candidato do Democratas, uma das maiores provas da falta de capacidade do PT para atrair empresas e gerar emprego e renda foi o destino dado ao Pólo de Informática de Ilhéus. “Era para ter sido o Vale do Silício baiano. Mas o Pólo de Informática de Ilhéus foi transformado num Vale do Silêncio”, diz Zé Ronaldo, fazendo referência à região da Califórnia, nos Estados Unidos, onde estão localizadas as maiores empresas de informática do mundo.

Segundo Zé Ronaldo, antes da eleição de Jaques Wagner, em 2005, o Pólo de Informática de Ilhéus tinha mais de 70 empresas, gerava mais de cinco mil empregos, com faturamento anual acima de R$2 bilhões e respondia por mais de 50% do Imposto sobre Serviços (ISS) de Ilhéus. “O Pólo de Ilhéus chegou a ser responsável pelo atendimento de 20% da demanda nacional de computadores fixos e portáteis. Mas o PT não fez a lição de casa, que era melhorar a infraestrutura e facilitar o acesso aos mercados internacionais,  por isso as empresas deixaram a Bahia e seguiram para Minas Gerais”, pontua Zé Ronaldo, explicando que as empresas, descapitalizadas, chegaram a recorrer ao governo petista em busca de crédito para investimento, mas devido aos juros abusivos preferiram seguir para Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais.

Zé Ronaldo diz que a Bahia conseguiu atrair empresas, antes de 2006, com uma atuação eficiente na guerra fiscal que foi estabelecida entre os estados. “Estávamos caminhando para a diversificação da economia baiana, havia programas como o ProBahia e outros programas específicos, como o BahiaPlast, o Procobre, os incentivos ao desenvolvimento da informática no Polo de Ilhéus, o Agrinvest e o esforço de atração da Ford, entre outros. Tudo isso foi por terra quando os petistas chegaram ao governo”, diz o candidato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política.