• João Gualberto deve desistir de candidatura nos próximos dias

João Gualberto deve desistir de candidatura nos próximos dias

21 de maio de 2018 \\ Política

Ao que tudo indica, está tudo certo para que José Ronaldo (DEM) e João Gualberto (PSDB) saiam juntos na corrida eleitoral de 2018. Há um desejo de aliados de ambos os lados para que a união aconteça, já que o grupo precisará ter força para enfrentar o governador Rui Costa (PT) nas urnas. O deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB), que já está garantido na chapa ao Senado, “confirmou” para a imprensa ontem que a decisão de chapa única para a corrida ao Palácio de Ondina está tomada. “Chegamos à conclusão de que o melhor é ter única candidatura entre José Ronaldo e João Gualberto. Isso já está definido. Eu tenho absoluta convicção de que no máximo em uma semana teremos uma candidatura única do PSDB e do DEM”, afirmou Jutahy, ontem, ao Bahia Notícias.

A aproximação entre o DEM e PSDB nacionalmente foi um dos fatores apontados para a aproximação, além do melhor posicionamento para os deputados estaduais e federais do partido. A única coisa que falta ser definida é a cabeça de chapa. Entretanto, o cenário  mais favorável fica para José Ronaldo, que conta com o apoio do prefeito ACM Neto (DEM). “O fundamental era termos a decisão da unidade. Isso está tomada. Vamos ter um anúncio público de qual foi a decisão tomada. O primeiro passo foi decidir que será uma única candidatura. E temos dois nomes altamente qualificados que com certeza irão representar os desejos da Bahia”, defendeu.  Procurado pela Tribuna, Gualberto afirmou que vai tomar a decisão no final do mês. “Há um desejo de todo o grupo para isso. Até o final do mês iremos decidir isso”, assegurou. “Claro que tem as questões do cenário nacional, mas temos que resolver as questões locais da Bahia aqui mesmo”. Durante uma visita à Tribuna na última quarta-feira (16), Zé Ronaldo também disse que as conversas com o PSDB “evoluíram muito bem”. “Isso não é só uma questão da chapa para governador. É uma questão que também passa pelas chapas proporcionais e essas coisas todas que estão sendo discutidas. Sempre acreditei na união e trabalho incansavelmente por esse objetivo”, declarou ao jornal na ocasião.

Neto diz que unidade depende do PSDB

O prefeito ACM Neto (DEM) afirmou ontem que também está envolvido nas conversas para atrair o PSDB à chapa de Zé Ronaldo (DEM). Ele conversou com jornalistas durante uma cerimônia da prefeitura no bairro da Pituba em homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro. Para o gestor democrata, o martelo será batido quando os tucanos tomarem uma decisão. “É claro que estou acompanhando. Essas conversas estão acontecendo com a minha participação também. Nesta semana, tive duas conversas com o deputado João Gualberto, na semana passada tive outras duas conversas com ele e é possível até q a gente volte a se encontrar no final de semana... e a minha esperança é que até o final da próxima semana a gente possa anunciar um entendimento entre PSDB e Democratas”, disse.

“Hoje depende muito mais do PSDB, mas Gualberto é convergente e está na mesma direção. Está se aproximando de ser oficial. As conversaram avançaram muito da última semana para cá. O tempo da condução de tudo isso está mais com o PSDB”, continuou. O gestor soteropolitano também foi indagado sobre uma possível aliança com o MDB. “Quem pode falar é Zé Ronaldo. Não tenho nem posições nem vetos”, declarou. À Tribuna, Ronaldo já afirmou que aguarda o apoio da legenda emedebista.

Tribuna da Bahia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política.