• Juazeiro: Ambulâncias do Samu são vistas abandonadas em pátio da prefeitura

Juazeiro: Ambulâncias do Samu são vistas abandonadas em pátio da prefeitura

18 de setembro de 2018 \\ Municípios

Um total de mais de dez ambulâncias do Samu de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, foram vistas abandonadas e em processo de sucateamento no pátio da prefeitura. Segundo a TV São Francisco, há veículos sem motor, pneus, janelas e faróis. Seringas abandonadas também foram encontradas dentro de alguns veículos.
 
Um inquérito foi aberto pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) em 2015 para investigar denúncia de má prestação do serviço. Dois anos depois, um relatório apontava os problemas e pedia manifestação ao município. Na segunda feira (17), representantes do órgão e do município se reuniram para discutir a situação. Conforme o MP-BA, dentre as irregularidades apontadas estão a falta de nomeação de coordenadores médicos e de enfermagem, falta de manutenção nas unidades móveis de sáude e o funcionamento do Samu com 75 % da frota.
 
Em nota, a secretaria municipal de Saúde informou que o Samu tem sete ambulâncias em funcionamento, sendo cinco unidades de suporte básico e duas unidades de suporte avançado, equipadas com UTI, além de uma motolância. A pasta diz que a frota é suficiente para fazer o atendimento das 60 ocorrências registradas por dia na cidade. A nota diz ainda que o Samu faz a manutenção das ambulâncias, mas que a cada quatro ou cinco anos, o Ministério da Saúde deve trocá-las. Quatro novas ambulâncias devem chegar nos próximos dias para renovação da frota. Em relação às ambulâncias sucateadas, o município diz que aguarda o posicionamento do Ministério da Saúde, para saber se eles vão ser encaminhados ao pátio do ministério ou se serão leiloados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Municípios.