• Denúncia: Cães e gatos são envenenados em Ipirá

Denúncia: Cães e gatos são envenenados em Ipirá

04 de agosto de 2018 \\ Municípios

Moradores de Ipirá , cidade a 204 km de Salvador, estão preocupados com o envenenamento de cães e gatos do município com chumbinho. Somente em julho, 17 casos de mortes de animais foram provocados pelo veneno, que tem venda proibida no Brasil. 

O chumbinho, popular veneno para ratos, tem um efeito rápido no organismo e é encontrado em alguns estabelecimentos comerciais que vendem produtos agropecuários. 

De acordo com o veterinário de Feira de Santana, Dr Erivaldo Nogueira, o veneno causa a depressão do sistema nervoso, com vômito, diarréia e uma conseqüente parada respiratória. O veneno é um produto altamente tóxico e que não mata só animais, alerta o veterinário. 

A Associação Fiéis 4 Patas defensora dos animais de Ipirá, diz que vai  pedir ao Ministério Público  que investigue as mortes. Um dos cachorros que morreu era chamado de Belo. Ele era um cão de rua que recebia água, comida e banho da moradora Rosa do bairro Jaguarão.

Outra envenenada foi Preta uma cadela resgatada de rua, recentemente castrada por uma protetora de animais, estava aguardando adoção e foi uma das vítimas. Nesta mesma casa onde Preta aguardava adoção, outra cadelinha foi envenenada e morreu.

No Bairro Tamburi no mês de julho pelo menos 07 cães e 4 gatos teriam sido mortos por envenenamento. No Bairro Vinte de foram e Jaguarão 10 casos de cães e 3 gatos foram confirmados por moradores. 

A aposentada Terezinha, conta que vários cães de rua que ela costumava cuidar na porta de sua casa morreram após ingerirem o veneno. "Ainda estou chocada nunca aconteceu isso no nosso bairro. Não achei ainda os pretinhos que dou comida, estou muito triste. A pessoa que dá veneno para um animal, se ela ficasse no local e observasse o sofrimento do animal, eu acho que ela não teria coragem de fazer novamente. É muita maldade das pessoas”, disse Terezinha quem também é membro da Associação de animais Fiéis 4 Patas.

A orientação das ONGs  protetoras de animais é denunciar quando tiver casos como esses. “Procurar a delegacia de Polícia Civil, registrar um BO [boletim de ocorrência], para que a autoridade policial também tenha conhecimento,” destaca membros da Associação de Proteção Dos Animais de Ipirá. 

O envenenamento é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98), com pena de três meses a um ano de detenção e multa.

O comércio de chumbinho é ilegal e quem vende pode ser multado ou até preso. Mesmo assim, um homem que preferiu não se identificar  conversou com nossa reportagem e flagrou a venda de chumbinho em duas lojas de produtos agropecuários em Ipirá. A Prefeitura  precisa fiscalizar sobre a venda de chumbinho na cidade.

“Pretinha uma das vítimas resgatada, já estava castrada e aguardava adoção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Municípios.