• 3ª CIRETRAN REALIZA AÇÃO EDUCATIVA EM SANTA BÁRBARA

3ª CIRETRAN REALIZA AÇÃO EDUCATIVA EM SANTA BÁRBARA

07 de fevereiro de 2018 \\ Municípios

Na noite do dia 05 de fevereiro, no Colégio Estadual São José em Santa Bárbara, aconteceu à palestra Educação para o Trânsito: Uma via de mão dupla, uma realização da 3ª Ciretran em parceria com o 16º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara. Estiveram presentes o prefeito Jailson Costa dos Santos, o vice Arivaldo Falcão Rodrigues, secretários do governo e vereadores da cidade.

O público compareceu em bom número e pode assistir explanações sobre diversos temas relacionados ao trânsito, como por exemplo, o impacto que os acidentes de trânsito têm nos custos com saúde, municipalização do trânsito, legislação e a importância do uso do capacete. A palestra teve como objetivo a conscientização da população sobre s urgência de se ter uma trânsito mais seguro para todos.

A secretária municipal de Saúde de Santa Bárbara, Jakeline Mirne, apresentou dados sobre os acidentes no município onde foram registrados 47 acidentes entre maio e dezembro de 2017. Jakeline explanou sobre a realidade das unidades de saúde que tem alta taxa de ocupação de leitos por conta dos acidentes de trânsito. Segundo ela, esses acidentes são o maior problema de saúde pública atualmente.

O coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, detalhou sobre o surgimento do Código de Trânsito Brasileiro e como cada lei foi pensada de modo a assegurar proteção e responsabilidade no trânsito. O coordenador também ressaltou que a carteira nacional de habilitação (CNH), é uma concessão do estado e, portanto, faz-se necessário, cumprimento de regras para manutenção do benefício da licença para dirigir. Sílvio Dias falou sobre a municipalização do trânsito, ou seja, a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Dessa forma, os Municípios adquirem a responsabilidade sobre o trânsito da cidade, através da criação de Órgãos Executivos Municipais de Trânsito.

A palestra contou também com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Dawson Cunha que esclareceu sobre a legislação do trânsito e ratificou a obrigatoriedade do uso do capacete por motociclistas e passageiros. Dawson destacou que, as leis de trânsito são nacionais e que nenhum município tem autonomia para alteração, como por exemplo, facultar o uso do capacete e determinada cidade.

Para finalizar a noite, o Tenente Lacerda Junior do Esquadrão de Motociclistas Asa Branca da Polícia Militar, mostrou aos presentes a importância do uso adequado do capacete e esclareceu algumas normas exigidas pelos órgãos responsáveis pelo trânsito, como por exemplo, a viseira do capacete ou óculos de proteção em caso do uso do equipamento aberto, além do certificado do INMETRO e com dispositivo refletivo adesivado.  O tenente ressaltou que as fiscalizações são preventivas para manutenção de um trânsito mais seguro para todos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Municípios.