• Primeiros meninos são retirados de caverna na Tailândia

Primeiros meninos são retirados de caverna na Tailândia

08 de julho de 2018 \\ Mundo

Quatro meninos já foram retirados neste domingo (8) da caverna no norte da Tailândia, onde estavam presos há 15 dias, de acordo com o coordenador do resgate. Eles foram levados para o hospital da província de Chiang Rai. Os garotos estão em "perfeitas condições", segundo a BBC.

O governador e o coordenador da célula de crise, Narongsak Osottanakorn, informou que as equipes vão repor o estoque de oxigênio da caverna e que precisam de pelo menos 10 horas para se preparar para a próxima operação. A primeira etapa dos trabalhos durou 10 minutos menos do que nos treinamentos.

O início do resgate do grupo - composto de 12 garotos, de 11 a 16 anos, e do técnico, de 25 anos- foi anunciado na manhã deste domingo (no horário local). O primeiro menino a deixar a caverna saiu às 17h40 (no horário local). Os nomes dos resgatados não foram confirmados oficialmente.

Após chegar à superfície, os meninos foram para um hospital improvisado, montado perto da caverna, onde passam pelos primeiros exames físicos.

Osottanakorn afirmou que 90 mergulhadores - 50 estrangeiros e 40 tailandeses - participam da operação. Mais cedo, o governo havia afirmado que 18 mergulhadores, sendo 13 especialistas internacionais e cinco tailandeses experientes, conduziriam o grupo pelos trechos inundados da caverna Tham Luang, que está complemente no escuro.

A estimativa inicial é de que toda a operação, considerada complexa e perigosa, pode durar até 4 dias.

Helicóptero militar supostamente carrega os garotos resgatados perto da caverna em Tham Luang, na Tailândia, neste domingo (8). (Foto: Reuters/Soe Zeya Tun)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo.