Corredores estruturantes aproximam Subúrbio Ferroviário e Orla de Salvador
Obras feitas pelo Governo do Estado têm transformado a mobilidade urbana da capital baiana, que comemora 470 anos na próxima sexta-feira (29). As intervenções promovem agilidade na circulação de quem precisa acessar diferentes partes da capital baiana. É o caso da Linha Azul e da Linha Vermelha, corredores transversais construídos para ligar a Orla Atlântica ao Subúrbio Ferroviário.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), órgão responsável pelas obras, Sérgio Brito, destaca que “esses corredores fazem a ligação direta e inédita dos extremos leste e oeste da cidade, dando mobilidade ao cidadão soteropolitano, que sai do subúrbio em direção à orla e vice-versa. E eles foram pensados para serem integrados ao modal mais ágil da cidade, que é o metrô”.
Juntas, as vias somam 32 quilômetros de extensão e recebem recursos de aproximadamente R$ 1,47 bilhão. As ligações foram divididas em etapas distintas, envolvendo trechos completamente novos e duplicações. Além da pavimentação asfáltica, os sistemas são compostos por viadutos, elevados, túneis, pontes, acessibilidade e urbanismo.
Linha Azul
Este corredor começa pela Avenida Pinto de Aguiar, na Orla Atlântica, e segue por 12 quilômetros, passando pela Avenida Gal Costa, que será duplicada, e pela nova ligação entre os bairros de Pirajá e Lobato. A Linha Azul tem pista dupla, dividida em três faixas de tráfego em cada sentido, incluindo um corredor exclusivo em condições de operar pelo sistema BRT (Bus Rapid Transit). Quatro — dos oito túneis presentes no projeto — já foram concluídos.
Ainda em execução, a obra, que envolve investimento total de R$ 647 milhões, já teve impacto na vida de muita gente. Anderson Teixeira, segurança da Estação Pituaçu de Metrô, é uma dessas pessoas. “Esse trecho novo dá mais segurança e é acessível. Como moro na Base Naval, eu pego a Via Regional e já vou direto para o trabalho. Ficou mais rápido, porque antes eu tinha que passar pela Paralela”, explica.
A obra está 63% finalizada. Quando concluída, a Linha Azul irá se configurar como uma das maiores avenidas de Salvador, junto com a Paralela (18 quilômetros, inaugurada em 1974) e a Suburbana (14 quilômetros, inaugurada em 1971).
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