• GOVBA: Central de Regulação atende 1,9 mil pacientes durante festas de fim de ano

GOVBA: Central de Regulação atende 1,9 mil pacientes durante festas de fim de ano

03 de janeiro de 2019 \\ Governo

Com mais de 1,9 mil atendimentos contabilizados durante as festas de fim de ano, a Central Estadual de Regulação (CER) trabalhou de forma eficiente, na avaliação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. “A rede funcionou bem e conseguimos regular esses pacientes para os hospitais”, afirma o secretário. 

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem avaliado formas de aperfeiçoar ainda mais o funcionamento da Central de Regulação, para continuar reduzindo o número de pacientes acumulados ao longo dos anos. De acordo com Vilas-Boas, a meta é chegar a 500 pacientes em tela para serem regulados. 

Um dos fatores decisivos para a evolução do trabalho da CER é a expansão de rede de atendimento. Durante o ano passado, mais de 1 mil novos leitos hospitalares foram implantados na Bahia, distribuídos em forma de rede direta, indireta e por meio de contratos. 

Outra ação que tem contribuído para a evolução do trabalho da CER é a ‘desospitalização’ de pacientes crônicos, como estratégia para que se disponibilizem mais leitos para a população baiana. Com a implantação de leitos para a internação em domicílio, mais de 700 pacientes já foram retirados dos hospitais para que continuem o tratamento em casa.

Em 2018, até o mês de dezembro, a Central Estadual de Regulação (CER) registrou mais de 180 mil  solicitações atendidas, número maior que o computado em todo ano de 2017. 


Fonte: Ascom/Sesab

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE