• Fórum de Inovação em Agronegócio discute produção sustentável no Oeste da Bahia

Fórum de Inovação em Agronegócio discute produção sustentável no Oeste da Bahia

19 de agosto de 2019 \\ Geral

O grande desafio do produtor rural tem sido produzir em quantidade e qualidade suficiente para garantir a segurança alimentar do mundo. Contudo, para assegurar a continuidade da atividade agrícola, ele precisa cuidar também do meio ambiente. Nesta dicotomia entre produzir e preservar, a categoria tem investido pesado em modelos de agricultura sustentável, com vistas em aumentar a produtividade e diminuir o impacto sobre os recursos naturais.


A adoção de boas práticas agrícolas é a fórmula para o equilíbrio. No Oeste da Bahia, muitos agricultores praticam a chamada agricultura de baixo impacto. O modelo, baseado nos cuidados com o solo e com as águas, será tema do Fórum de Inovação em Agronegócio, que irá discutir, no próximo dia 21 de agosto, em Luís Eduardo Magalhães, soluções simples e eficazes para a sustentabilidade no agronegócio.  


O evento, realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (Febrapdp), vai reunir especialistas renomados nacionalmente para debater o tema, apresentar cases de sucesso na região e mostrar os resultados parciais de experimentos conduzidos por instituições de pesquisas, a exemplo da Fundação Bahia e da Embrapa.


De acordo com a analista ambiental da Aiba, a engenheira agrônoma Glauciana Araújo, o evento faz parte da programação itinerante da Federação, que tem levado a discussão a várias regiões do Brasil. “O objetivo é mostrar soluções sustentáveis e fomentar entre os produtores e agrônomos a adoção de tais práticas, com vistas na sustentabilidade da agricultura, seja ela de pequena, média ou grande escala”, pontuou.


Uma das palestras mais esperadas é a do professor e pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Juca Sá. Com vasta experiência no assunto, ela falará sobre construção da matéria orgânica, correção de solos arenosos, balanço de carbono e estratégia de fertilização através do Sistemas de Plantio Direto (SPD).


Adepto às boas práticas de manejo, o produtor rural Luiz Pradella, conta que o agricultor é, por natureza, um amigo do meio ambiente, pois dele depende a manutenção do seu negócio. “O caminho é cuidar para produzir. Há muitas medidas conservacionistas que podem trazer ganhos para o produtor, para a produção e para o meio ambiente”, disse, ao citar o plantio direto na palha; a rotação de cultura; a fertilização dos solos, através da adição de pós de rocha; sequestro de carbono; integração lavoura-pecuária, entre outras práticas.


Para ele, a sustentabilidade na agricultura é mantida pelo tripé composto pelo social, ambiental e econômico. “Só podemos dizer que a atividade é sustentável se ela contemplar essas três áreas, e é isso que o agronegócio da região mais tem feito. A realização desse fórum veio em momento oportuno para demonstrar isso e desfazer a imagem negativa do setor que mais investe em tecnologia e preservação”, observou Pradella, que é conselheiro da Aiba e vice-presidente da Febrapdp.


O diferencial desta edição do Fórum é que, além das abordagens técnicas, haverá também palestras com o cunho comportamental. “O poder da autoresponsabilidade nos negócios” será tema de palestra com a coaching Rúbia Franciosi, especialista em terapia cognitiva. Além disso, o evento reunirá teoria e prática, com a inclusão de visitas às estações do Dia de Campo, na área experimental da Fundação Bahia. Os interessados em participar do Fórum de Inovação em Agronegócio devem ficar atentos à disponibilidade de vagas. O investimento é de R$ 100 reais e as inscrições podem ser feitas presencialmente na sede da Aiba.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.