• ALBA: ALAN SANCHES ELOGIA TRABALHO DA GESTÃO MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO ALMEIDA NA TRANSFORMAÇÃO DA CIDADE

ALBA: ALAN SANCHES ELOGIA TRABALHO DA GESTÃO MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO ALMEIDA NA TRANSFORMAÇÃO DA CIDADE

18 de julho de 2019 \\ Geral

Aos 129 anos, o município de Conceição do Almeida vem se transformando “em um polo de crescimento econômico e social jamais visto em toda sua história”. Quem atesta é o deputado Alan Sanches (DEM) em moção de congratulações em homenagem à  cidade, que faz aniversário nesta quinta-feira (18). O desenvolvimento do município foi creditado pelo parlamentar à “dinâmica gestão do prefeito Ito de Bêga, do seu vice-prefeito , Dilson da Muritibinha, e toda sua estrutura organizacional”.

Situado no Recôncavo da Bahia e com população estimada em 19 mil habitantes, Conceição do Almeida “tem uma atmosfera acolhedora. Os habitantes locais recebem os visitantes com muita hospitalidade”, elogia Sanches, ao lembrar que a cidade vivenciou um período “de glória” na sua história quando, até a década de 70, ainda sobrevivia da cultura do fumo.

Entretanto, toda a produção foi transferida para Conceição do Jacuípe e, posteriormente, para Cruz das Almas, desempregando os operários que trabalhavam na lavoura. Atualmente, a economia da cidade gira em torno do “perfume”, nome dado pelos mais antigos à venda de diversos tipos de mercadorias, que variam de cosméticos a vestuário.

A origem do seu nome se deu pela devoção da família D’Almeida Sande à Nossa Senhora da Conceição. Em louvor a Ela, foi erguida uma capela, atual Igreja Matriz. O município, também chamado carinhosamente pelos seus filhos por "capela”, mereceu um poema de Castro Alves, posteriormente transformado no Hino Municipal, que se constitui em “um verdadeiro chamamento à força da terra: Tu és sultana das flores, bela filha do sertão.  


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE