• Governo Municipal fecha parcerias com a Embrapa e o IICA para alavancar a produção da Zona Rural

Governo Municipal fecha parcerias com a Embrapa e o IICA para alavancar a produção da Zona Rural

06 de julho de 2019 \\ Geral

A Prefeitura Municipal vai estabelecer parcerias com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com vistas a desenvolver programas de cooperação técnica na Zona Rural de Feira de Santana.

Presente em 34 países sob a coordenação da Organização dos Estados Americanos (OEA), o IICA se compromete a fornecer o seu aporte tecnológico para alavancar a produção de mandioca e de frutas  cultivadas em pequenas propriedades rurais, além de fazer a intermediação na captação de recursos para o setor.

“Podemos manter uma agenda efetiva. Há 75 anos trabalhamos com estes temas, e entendemos que há um leque de oportunidades que podemos desenvolver com o Governo Municipal”, asseverou Cristian Fisher, diretor do Instituto Interamericano.

Dentre as etapas que considera fundamentais para melhorar a produção agrícola da região, o secretário de Agricultura, Joedilson Machado, destacou os seguintes gargalos que precisam ser resolvidos:

A utilização de irrigação racional nas glebas, efetivação na mecanização agrícola; retenção das águas pluviométricas com o uso de barragens subterrâneas; melhoramento genético animal/vegetal; otimização a assistência técnica ao produtor; uso de calagem no solo, e linha de crédito especial.

Pontuando que o Nordeste é considerado alvo prioritário do Governo Federal, Alberto Duarte, da Embrapa, defendeu a realização de um diagnóstico minucioso para identificar as carências e potencialidades das áreas de produção agrícola, “para que possamos implantar um plano de ação para desenvolvermos esta parceria”, disse.

Tais iniciativas foram definidas durante reunião técnica realizada na manhã desta sexta-feira, 5, no Paço Municipal, e presidida pelo prefeito Colbert Martins Filho, que afirmou que “a proposta é construir um projeto absolutamente coletivo para que possamos desenvolver as melhores práticas para impulsionarmos a produção da Zona Rural”.

Além dos representantes dos órgãos envolvidos neste projeto, o encontro também contou com as participações dos presidentes da Coopefeira, Wilson Pereira, Joelmo Figueiredo, do Sindicato dos Produtores Rurais; Zé Grande, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e os secretários Antônio Carlos Borges Júnior (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Valdomiro Silva (Comunicação).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE