• Hemoba convoca doadores de sangue dos tipos Rh negativo e O positivo

Hemoba convoca doadores de sangue dos tipos Rh negativo e O positivo

10 de junho de 2019 \\ Geral

Os estoques de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba)  ainda continuam em níveis abaixo do esperado para o mês de junho. Por isso, a fundação faz um apelo para que a população compareça com urgência em qualquer unidade de coleta para reforçar o banco e assegurar a oferta de hemocomponentes durante o mês que é marcado pelas festas de São João, brincadeiras com fogos e realização de jogos oficiais da Copa América na capital baiana.

No momento, todos os tipos sanguíneos precisam de reposição. Mas a Hemoba enfatiza o pedido de doações de O positivo e O negativo, que são os mais utilizados em situações de urgência e emergências nos hospitais e unidades de saúde.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. 

Para atendimento, o voluntário deve portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Fonte: Ascom/Hemoba

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE