• José de Arimateia irá conceder honraria intitulada Prêmio Amigo da Pessoa Idosa

José de Arimateia irá conceder honraria intitulada Prêmio Amigo da Pessoa Idosa

29 de maio de 2019 \\ Geral

O deputado estadual José de Arimateia (PRB), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), utilizou o Plenário da Casa, na tarde desta terça-feira (28), para fazer referência ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado anualmente no dia 15 de junho. Um em cada seis idosos sofre alguma forma de abuso no mundo.

O parlamentar informou que irá conceder o Prêmio Amigo da Pessoa Idosa para profissionais engajados e de dedicação notória com essa parcela da população. “Uma forma de reconhecer o trabalho de instituições e pessoas que de forma voluntária lutam diariamente para difundir e potencializar os direitos das pessoas idosas, que são invioláveis e precisam ser respeitados e colocados em prática”, explicou Arimateia.

Para ilustrar a temática, o deputado ressaltou os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados em 2017. A previsão do órgão é de que este índice cresça, pois o estudo aponta que quase 16% dos idosos já foram submetidos a abusos psicológicos, abusos financeiros (6,8%), negligência (4,2%), abusos físicos (2,6%) ou abusos sexuais (0,9%).

O trabalho do deputado José de Arimateia em defesa dos idosos é expresso em Sessões Especiais anuais, Audiências Públicas, como por exemplo a que debateu o superendividamento do idoso. Durante os seus diversos pronunciamentos ele enfatiza a importância da aprovação dos Projetos de Lei de sua autoria, como o 12.367/2001, que propõe a criação da Delegacia de Proteção ao Idoso e Indicações, como a 18.698/2011, que solicita a implantação do Instituto do idoso. Outros considerados de relevância são os que propõem a criação da Delegacia do Idoso na cidade de Feira de Santana, a construção do Hospital do Idoso e Casas de Convivência para idosos vítimas de violência no estado da Bahia.

Texto: Ludmilla Cohim

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE