• Colbert Filho pediu atenção de morador de Tiquaruçu contra o aedes

Colbert Filho pediu atenção de morador de Tiquaruçu contra o aedes

19 de maio de 2019 \\ Geral

O prefeito Colbert Filho pediu aos moradores do distrito de Tiquaruçu que redobrem a atenção para prevenir que o mosquito aedes aegypti se reproduza. Larvas do inseto foram encontradas por agentes de endemias em baldes com água da chuva em algumas casas do distrito de Tiquaruçu.

Neste sábado, 18, o distrito recebeu a Ação Global Feira Saúde Comunidade, que percorreu os oito distritos nas últimas semanas. Foi a última edição da iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Saúde, em levar diversos serviços de saúde às comunidades rurais.

Acompanhado da primeira-dama, a médica Adenilda Martins, Colbert Filho alertou que o mosquito pode contaminar as pessoas com doenças graves, como a dengue, zika e chikungunya. “Por isso, todos devem prestar atenção e prevenir a doença. Basta não deixar água em balde ou jogar fora vasilhas que podem acumular água, porque  ele se aproveita de qualquer descuido para se reproduzir”.

Ele ainda disse que os resultados da Ação Global foram satisfatórios. “A participação das pessoas nos mostra que a iniciativa atendeu as expectativas de ambos os lados”.

Agentes de endemias fizeram o trabalho focal e eliminaram os criadouros. Antes, usaram fumacê em veículos e por bombas costais. Os moradores do distrito tiveram acesso avaliação da pressão arterial, mediram a glicose no sangue, cortaram cabelos, foram orientados por equipes dos CAPS, fizeram testes de HIV e de hepatites B e C. Cães e gatos foram vacinados contra a raiva.

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, disse que a Ação Global atingiu os objetivos, que foi levar estes serviços aos moradores dos distritos e dos povoados. “Em todos os locais que estivemos a participação foi extremamente satisfatória”. Ela também agradeceu a participação dos parceiros, como os centros de saúde da Familia, dos Remédios, Unef, EAEFS e Clion.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação, Priscila Soares, opiniões sobre o nível de satisfação dos moradores da zona rural foi deixado numa caixa de sugestões dos PSFs dos distritos e que ações pontuais semelhantes poderão acontecer em povoados maiores.

Estiveram no distrito os vereadores Lulinha da Conceição e José Carneiro, que preside a Casa da Cidadania.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.