• Parlamentar incentiva a realização da Caminhada de Apoio à Nova Política de Saúde Mental em Salvador

Parlamentar incentiva a realização da Caminhada de Apoio à Nova Política de Saúde Mental em Salvador

09 de maio de 2019 \\ Geral

Pais, familiares, pessoas portadoras de transtornos mentais, Organizações, autoridades, segmentos e profissionais da área ligados a saúde mental, vão estar reunidas na manhã deste sábado (dia 11), em Salvador, para participarem da Caminhada de Apoio à Nova Política de Saúde Mental”, idealizada pela Associação de Apoio aos Familiares, Amigos e Pessoas com Transtorno Mental da Bahia (AFATOM-BA), presidida por Rejane de Oliveira. A mobilização, que teve o incentivo direto do deputado estadual José de Arimateia, defensor assíduo do não fechamento dos Hospitais Psiquiátricos da Bahia, será realizada às 9 horas do Jardim dos Namorados até o Jardim de Alah.

Para ilustrar a relevância do ato, o republicano esclareceu que a ação não foi pensada no intuito de gerar protesto, mas na perspectiva de conscientizar e esclarecer a comunidade baiana acerca da Nova Política de Saúde Mental – pontuada pelo Ministério da Cidadania, vinculada a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas. O deputado Arimateia ressalta ainda a importância da execução na íntegra da Nova Política e ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

“Pelo menos 4% da população apresenta doenças mentais graves, consideradas crônicas, por isso podem tirar 15 anos de expectativa de vida, além de serem classificadas como maiores causas de incapacidade. Contudo, acredito que a Nova Política de Saúde Mental deve ser mais esclarecida para o povo baiano” opinou Arimateia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.