• Novo espaço de comercialização fortalece economia solidária na região de Monte Santo

Novo espaço de comercialização fortalece economia solidária na região de Monte Santo

08 de maio de 2019 \\ Geral

O aumento na procura por produtos de qualidade e com preços justos, comercializados diretamente por quem produz, levou empreendedores solidários da região nordeste da Bahia a inaugurarem, nesta quarta-feira (8), a nova sede do Espaço Monte Sabores, em Monte Santo.

Com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do município, a loja vai beneficiar 72 empreendimentos, de 12 cidades da região, que passarão a expor e vender seus produtos em um local maior, com mais comodidade para atender a clientela.

Artesanato, queijo de cabra, iogurte e derivados do licuri são alguns dos itens encontrados no espaço, que integra uma rede de comercialização com pontos de venda também em Itiúba e Nordestina. “A partir da consultoria e assistência técnica prestada pelo Centro Público de Economia Solidária, a demanda aumentou e a antiga sede ficou pequena. Na nova loja, serão oferecidos produtos mais qualificados e com maior variedade”, explicou o coordenador do Cesol Monte Santo, Luís Costa.

O titular da Setre, Davidson Magalhães, participou da inauguração e reforçou o compromisso do poder público estadual com o fortalecimento da economia solidária na região. “O Governo da Bahia vai celebrar um novo convênio para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Cesol Monte Santo. O investimento será de R$ 1,6 milhão, beneficiando 128 empreendimentos, com mais de 640 famílias atendidas. É uma iniciativa importante, que contribui para reduzir os índices de desemprego no estado e gera trabalho e renda para a população”, ressaltou o secretário.

Ampliação da renda

Em conjunto com 19 mulheres da zona rural de Monte Santo, Clarina Andrade atua no segmento de alimentos e acredita que a nova loja deve contribuir para ampliar os rendimentos. “É um espaço fundamental para a gente, que tira o sustento da venda de beiju de tapioca, polpas de fruta, doces, compotas e geleias. O Cesol foi uma coisa muita importante na vida de nossas mulheres porque não tínhamos conhecimento sobre economia solidária e hoje desenvolvemos o plantio, o beneficiamento e a venda dos produtos”, afirmou a empreendedora.

A nova sede do Espaço Monte Sabores está localizada na Praça Professor Salgado, no centro de Monte Santo.

Fonte: Ascom/Setre

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE