• Deputado baiano quer cupom fiscal com maior durabilidade de impressão

Deputado baiano quer cupom fiscal com maior durabilidade de impressão

28 de abril de 2019 \\ Geral

deputado Alex da Piatã (PSD) apresentou Projeto de Lei nº 23.265/2019 no Legislativo estadual que garante, como direito do consumidor na Bahia, obter comprovante de pagamentos com durabilidade de impressão de, pelo menos, cinco anos. A proposta obriga ainda os estabelecimentos comerciais a disponibilizar um cadastro do cliente, com informações armazenas para consulta por igual período, a partir da data de cada compra.

Segundo o parlamentar, a propositura visa defender o consumidor contra possíveis danos, caso necessite demonstrar pagamentos de contas de consumo, impostos e outras comprovações necessárias. “O papel ou impressão emitida pelos estabelecimentos como comprovante – extraído do caixa, com número do código de barras, data e valor do pagamento – não deixa suas informações por um período superior a seis meses, por sua própria qualidade”, justifica o pessedista.

Caso um estabelecimento resolva cobrar este pagamento já quitado, explica Alex de Piatã (foto), o consumidor teria, através dessa lei, esses dados assegurados. Para o legislador, hoje esse cenário traz “dor de cabeça para os consumidores e fornecedores, e um trabalho extra para comprovar esse pagamento entre bancos, empresas, principalmente para o Poder Judiciário, que tem como um dos principais princípios o da Economia Processual”.

Fonte: BNews 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.