• PAA entrega 3 toneladas de alimentos em Candeias

PAA entrega 3 toneladas de alimentos em Candeias

25 de abril de 2019 \\ Geral

Mais de três toneladas de frutas, hortaliças e raízes foram arrecadadas, nesta quinta-feira (25), em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, durante a sétima compra e entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município, realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com a Prefeitura Municipal.

Mais de 200 famílias em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social, acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), receberam os kits de alimentos, cultivados por 20 agricultores familiares locais cadastrados no PAA. A previsão é realizar mais duas entregas do programa até junho.

Segundo a coordenadora do PAA, Edmaria Bispo, a ação contribui para fortalecer a agricultura familiar no município. “Candeias é uma cidade industrial, mas nós também temos a presença forte da agricultura familiar. O PAA é uma forma de empoderar esses agricultores, para garantir que eles continuem em suas terras”, disse.

O incentivo do programa para permanência no campo chegou à família de Manoela Bispo, 35. O pai dela, Manoel Bispo, 63, tem um pedaço de terra no distrito de Passagem dos Teixeiras, onde plantam rúcula e cebolinha e vendem ao PAA. “Gosto muito do programa, porque a gente consegue inteirar a renda graças a ele. O dinheiro nunca atrasa”, comentou Manoela. 

Logo pela manhã, Juciara dos Santos, 38, foi ao Cras buscar o primeiro kit. Ela ouvia dos vizinhos, no distrito de Passé, sobre a cesta de alimentos do PAA e resolveu se cadastrar para garantir o benefício. “Ajuda muito, porque a gente que está desempregada, tem filho e não tem renda fixa, precisa do apoio. Fico muito grata”, concluiu, com um sorriso no rosto.

O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, ressaltou a força do programa, que incentiva a agricultura familiar, ao mesmo tempo que contribui para a redução da insegurança alimentar de centenas de famílias. "No que depender do Governo do Estado, vamos continuar atuando com o Programa de Aquisição de Alimentos, porque ele é muito importante para Candeias e muitos outros municípios", explicou. 

A ação contou com a presença da Associação das Cooperativas de Apoio à Economia Familiar (Ascoob), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) – Camaçari.


Fonte: Ascom/SJDHDS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE