• PMFS: Gameleira, árvore símbolo de Ipuaçu, é plantada em escola do distrito

PMFS: Gameleira, árvore símbolo de Ipuaçu, é plantada em escola do distrito

11 de abril de 2019 \\ Geral

Numa cerimônia tocada por muito simbolismo, uma muda da espécie gameleira foi plantada na área onde funciona a Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo e a Creche Municipal Maria de Lourdes Almeida Machado, no distrito Governador João Durval Carneiro, antes Ipuaçu. O evento aconteceu manhã desta quarta-feira, 10.

O primeiro nome do distrito foi Gameleira. Ipuaçu significa grande bacia – encontro dos rios que cortam a região, na língua dos índios que lá viveram. João Dias, natural do distrito e educador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Feira de Santana falou aos estudantes da escola sobre a história local e a necessidade da preservação ambiental, uma das preocupações do Governo do prefeito Colbert Martins Filho.

As crianças também assistiram a um vídeo com imagens de Ipuaçu e de outros distritos. Disse aos estudantes que o bioma do distrito tem mata atlântica e cerrado e que outra gameleira será plantada em escolas do distrito.

“É uma árvore que antes era comum nas margens dos nossos rios. Mas hoje com o desmatamento a sua presença diminuiu bastante”, afirmou o educador ambiental, que pediu aos alunos que cuidem dela. De grande porte, a muda tem cerca de seis meses e dentro de mais alguns anos vai atingir pelo menos 20 metros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE