• Família Azul realiza IV Caminhada pelos Autistas em Feira de Santana

Família Azul realiza IV Caminhada pelos Autistas em Feira de Santana

08 de abril de 2019 \\ Geral

Centenas de pessoas foram ao centro da cidade, na manhã deste domingo, 7, visando conscientizar a sociedade feirense para a questão dos autistas, que hoje somam mais de mil crianças com o espectro em Feira de Santana. Para marcar a data, familiares, portadores de espectro e simpatizantes da causa participaram da IV Caminhada Família Azul, uma iniciativa que conta com apoio do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).

A caminhada percorreu a avenida Getúlio Vargas, a partir do cruzamento com a avenida Maria Quitéria, e contou com a participação do prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação e comprometido com a promoção de programas de governo voltados para a inclusão social, inclusive com ações específicas para atendimento aos autistas.

A coordenadora do Família Azul, Cíntia Souza (foto), ressalta a importância da mobilização da sociedade visando promover um olhar diferente para as questões que envolvem o espectro autista. Lembrou que nascem por dia em média três crianças diagnosticadas com espectro autista e que hoje já são mais de mil crianças autistas nesta cidade.

Cíntia Souza ressaltou o empenho do governo do prefeito Colbert Martins em promover ações que resultem em ganhos na qualidade de vida e acolhimento das crianças com espectro autista. Lembrou que o Governo Municipal vai construir um Centro de Referência Municipal, tornando Feira de Santana referência nacional em atendimento nesta área.

Creche abraça autistas qualificando professores para acolhimento

Numa ação pioneira na cidade, a Creche Berço do Saber abraça a questão dos autistas e promove a inclusão dos portadores deste espectro a partir da qualificação profissional de seu quadro docente. A iniciativa inédita vem sendo adotada depois que seus dirigentes se sensibilizaram com a questão após participarem da caminhada.

Um dos diretores da creche, o jornalista Cau Preto fotografou a mobilização do instituto Família Azul visando a inclusão dos autistas na sociedade a partir da mudança do olhar da população para os portadores desta síndrome. A partir daí, a unidade escolar, que recebe crianças entre seis meses a 4 anos, passou a se qualificar para atender também crianças com espectro autista com toda estrutura necessária.

A coordenadora pedagógica Adna Maria Santos Cruz (foto) ressaltou a importância da sensibilização da sociedade para a questão, o que tem motivado a creche a apoiar a caminhada da Família Azul pelo segundo ano consecutivo. “Precisamos conscientizar a sociedade de que a criança autista é capaz de desenvolver atividades iguais as outras crianças. E a inclusão é necessária, para que estas crianças possam estar presentes em tudo, precisando, para isso, que a sociedade abrace os autistas como eles são”, frisou a professora.

Vereador destaca empenho do Governo para acolhimento de autistas

A construção do Instituto do Autismo de Feira de Santana, através de iniciativa determinada pelo prefeito Colbert Martins Filho, foi destacada pelo vereador Cadmiel Pereira pela importância do pioneirismo visando a inclusão dos portadores do transtorno do espectro autista na sociedade. O legislador comemorou a ação durante a Caminhada.

Aliada às ações promovidas pelo Governo Municipal, a caminhada é comemorada pelo vereador em função dos resultados de mobilização da sociedade. “É um dos muitos momentos que a sociedade para e escuta a ação dos autistas. Segundo o IBGE, hoje mais de 2 milhões de indivíduos são autistas no país e a projeção é de que a cada 146 crianças, uma nasça autista”, ressaltou o legislador.

Diante da situação, Cadmiel Pereira destaca o empenho do Governo do prefeito Colbert Martins Filho para fazer frente a questão. “Feira de Santana tem políticas públicas para garantia de direitos, para a inclusão dos autistas na moradia, saúde, lazer, educação e diversos outros serviços. Acredito no amanhã, em dias melhores, diante das ações promovidas por todos, inclusive a Prefeitura, para apoiar a questão dos autistas”, afirmou.

Fonte: SECOM/PMFS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.