• Clériston Andrade realiza ações em alusão ao Abril pela Segurança do Pacient

Clériston Andrade realiza ações em alusão ao Abril pela Segurança do Pacient

02 de abril de 2019 \\ Geral

Teve início nesta segunda-feira, 01 de abril, a 2ª Edição do Abril pela Segurança do Paciente no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Trata-se de uma orientação do Ministério da Saúde para todo território nacional. A Abertura Oficial foi realizada no Auditório da unidade, com uma oficina de sensibilização sobre a Cultura de Segurança. Foi realizada também uma ação de Corredor com Exposição de Vídeo, Utilização da Caixa reveladora e Orientação individual.

A segurança do paciente é um elemento essencial da qualidade do cuidado. Os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo. Por este motivo, e com o objetivo de conscientização geral em prol da segurança do paciente, o Ministério da Saúde e órgãos parceiros implantaram o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), iniciado em 2013, e abril foi o mês escolhido para a realização da campanha nacional pela segurança do paciente.

Segundo Itayany Souza, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, o objetivo é sensibilizar os profissionais de saúde e os próprios pacientes da unidade para os cuidados com a segurança. “A prevenção é a nossa maior estratégia para evitar incidentes ou acidentes. Por isso, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) diariamente desenvolve atividades no HGCA visando a promoção cada vez maior da segurança de nossos usuarios”, afirmou Itayany.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é a instância responsável pela elaboração, execução e monitoramento das ações e estratégias para a promoção da segurança do paciente, além de orientar a vigilância e o monitoramento de incidentes relacionados à assistência à saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.