• Prefeitura Municipal de Feira de Santana e Hospital Inácia Pinto dos Santos negam ‘indução no parto normal’ de paciente

Prefeitura Municipal de Feira de Santana e Hospital Inácia Pinto dos Santos negam ‘indução no parto normal’ de paciente

28 de março de 2019 \\ Geral

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), gestora do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, esclarece à comunidade e nega as acusações de ‘indução no parto normal’ da paciente Beatriz Santana de Souza, realizado no dia 10 de janeiro de 2019.

Segundo informações do prontuário médico da paciente, ao chegar na unidade, a gestante foi devidamente avaliada pelo setor de Acolhimento e Classificação de Risco (ACCR), às 18h54, queixando-se de dor pélvica. Após exame físico, a gestante estava com 40 semanas e 05 dias, além de colo dilatado em 8 centímetros, bolsa íntegra, bojando (próxima de romper) e posição cefálica (com a cabeça para baixo).

Posteriormente, Beatriz Santana de Souza foi avaliada por médico plantonista e imediatamente internada, seguindo sob cuidados da equipe médica e de enfermagem obstétrica.

Às 21 horas, a gestante foi orientada para o trabalho de parto a realizar deambulação (caminhar) e fazer agachamento, medidas não farmacológicas de estimulação para o trabalho de parto normal as quais a paciente não mostrou-se colaborativa, sendo, em seguida, encaminhada ao banho.

A equipe obstétrica buscou apoio da paciente para estimular as contrações e dilatação completa do colo mas, sem sucesso, o trabalho de parto normal foi prolongado.

Por volta de 1h, no dia 11 de janeiro de 2019, ocorreu o parto normal e o recém-nascido (sexo masculino) não chorou ao nascer, apresentando um quadro hipoativo (lento) com cianose em face (face roxa), redução da oxigenação e da circulação sanguínea.

Imediatamente, o recém-nascido foi encaminhado para cuidados pediátricos, inclusive sendo reanimado. O pediatra de plantão, após exame físico, suspeitou de possível paralisia de plexo braquial (deslocamento entre o braço e o ombro), solicitando imediatamente um exame de raio-x, realizado às 2h10.

Em seguida, o exame de raio-x foi avaliado por um médico ortopedista pediátrico e a mãe orientada a colocar, no recém-nascido, uma tipoia pelo período de três semanas, além da necessidade de encaminhamento para avaliação neuropediátrica e realização de fisioterapia, serviços ofertados gratuitamente nesta unidade hospitalar.

O Hospital da Mulher salienta que no período de internação a paciente recebeu todo o suporte psicológico, social, médico, de enfermagem e de demais profissionais da equipe multidisciplinar (profissionais de portaria, laboratório, nutrição, fonoaudiologia, e etc). No dia 13 de janeiro de 2019, Beatriz Santana de Souza recebeu alta.

Ainda, nos últimos 60 dias, não consta nenhuma solicitação ao Hospital Inácia Pinto dos Santos de quaisquer pedidos de cópias de exames realizados no período do internamento, sequer reclamações na ouvidoria interna e/ou solicitações junto à diretoria  médica e hospitalar.

A paciente também não buscou, em nenhum momento, atendimento no serviço de Fisioterapia Ambulatorial do Hospital da Mulher.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e a gestão do prefeito Colbert Martins Filho continuarão preservando a transparência da administração pública, principalmente no tocante à saúde, garantindo atendimento gratuito, de qualidade e humanizado no Hospital Inácia Pinto dos Santos, referência em obstetrícia para todo o Estado e região.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.